processo eleitoral

CPA divulga edital de eleição para novos membros

Professores, técnicos e alunos podem se candidatar no período de 29 de outubro a 5 de novembro.

Publicada em 16/10/2012 Atualizada há 1 ano

A Comissão Eleitoral da CPA (Comissão Própria de Avaliação) divulgou hoje (15) o Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral. As eleições para a escolha dos novos membros vai acontecer dia 20 de novembro, das 8h às 19h30, em todos os câmpus do IFRN.

As inscrições de candidaturas deverão ser feitas a partir das 8h do dia 29 de outubro até as 18h do dia 5 de novembro. Poderão se candidatar a membros da CPA professores, técnicos administrativos e alunos, desde que em exercício (servidores) ou matriculados (alunos). Para se inscrever, é necessário entregar ficha própria (conforme modelo no Anexo I do Edital) no Setor de Protocolo do respectivo câmpus, respeitando o período de inscrição e o horário de funcionamento de cada unidade do Instituto.

No dia 12 de novembro, a Comissão Eleitoral publicará, em locais de ampla circulação de pessoas e neste site, a relação dos candidatos inscritos, por ordem alfabética e por câmpus.

A CPA é formada por uma comissão central e por comissões de cada câmpus. Cada uma delas é formada por dois representantes dos alunos; dois representantes dos professores; dois representantes do corpo técnico administrativo (sendo um membro da equipe técnico-pedagógica) e por dois representantes da sociedade civil organizada (indicados pelo Conselho Escolar nos Câmpus e pelo Conselho Superior na Comissão Central).

O objetivo da Comissão Própria de Avaliação é realizar a avaliação institucional aplicada a alunos, servidores e comunidade externa. Os eleitos neste processo eleitoral vão cumprir um mandato de dois anos, podendo se reeleger para mais uma gestão.

Essa comissão tem a atribuição de coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados. É uma avaliação aplicada a alunos, servidores e comunidade externa. Os eleitos neste processo eleitoral vão cumprir um mandato de dois anos, podendo se reeleger para mais uma gestão.

Através da CPA, além de atender ao objetivo principal que é oferecer os dados que o MEC considera determinantes para o acompanhamento da qualidade das Instituições de Ensino Superior, podemos contribuir para o avanço em ações democráticas. Os resultados obtidos na avaliação institucional por meio de pesquisas e entrevistas realizadas contribuirão para o planejamento e para a reorientação de rumos. A auto avaliação é um processo crítico e reflexivo que aponta o que queremos, o que poderemos realizar e como nos organizaremos em termos de ações administrativas e pedagógicas