Mestrado em Ensino

Coordenadores acertam últimos procedimentos do Mestrado em Ensino e Edital de seleção sai amanhã (17)

O Programa de Pós-Graduação em Ensino é uma associação do IFRN, UERN e UFERSA, uma oportunidade que visa fortalecer a relação interinstitucional entre as três referidas instituições.

Publicada em 16/02/2016 Atualizada há 1 ano

Equipe do Programa de Mestrado Pós-Ensino com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa, o professor Vander Mendonça / Foto tirada do site da UFERSA

A equipe do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), uma associação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), se reuniu em duas reuniões, a primeira realizada na UERN, no último dia 4 de fevereiro, e a segunda na UFERSA, ontem (15); visando acertar os últimos preparativos para poder ser realizada a seleção dos candidatos, bem como iniciar as aulas da pós-graduação o quanto antes. A previsão do edital ser publicado é amanhã (17).

Na UFERSA, a reunião foi coordenada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Vander Mendonça. Na ocasião, a pauta foi definir a logística do programa dentro da Universidade do Semi-Árido, bem como tratar sobre as reservas de vagas para servidores das três instituições; pois das 20 oferecidas pelo programa, 2 vagas serão reservadas para pessoas com deficiência e 3 serão destinadas aos servidores, sendo uma para cada instituição.

Na UERN, a reunião foi ordenada pelo Reitor Pedro Fernandes, o objetivo da pauta foi receber os coordenadores do Mestrado, e demais envolvidos, para acertarem os últimos preparativos para poder ser realizada a seleção dos candidatos. O POSENSINO conta com três coordenadores, o do IFRN é o professor Albino Nunes; da UFERSA é o professor Vicente de Lima Neto, do campus de Caraúbas; e o da UERN é o coordenador e professor, Jean Mac Cole.

Como o programa é das três instituições, a estrutura oferecida pelo IFRN, UERN e UFERSA será a mesma para o mestrado. Dessa forma, todas terão uma coparticipação na estrutura da pós-graduação.

O Mestrado em Ensino foi aprovado em dezembro de 2015 pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem caráter interdisciplinar, contribuindo, assim, com as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Tem como área de concentração o Ensino na Escola Pública, com três linhas de pesquisas: Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Ensino de Línguas e Artes e Ensino de Ciências Naturais e Tecnológicas. Uma oportunidade que visa fortalecer a relação interinstitucional entre as três referidas instituições.

Fontes: Comunicações da UFERSA e UERN, Professor do Campus Mossoró, Francisco Chagas Silva Souza.