Secitex 2019
Congic leva a Mossoró os resultados das principais pesquisas realizadas no IFRN
Um número de 95 projetos foram compartilhados entre pesquisadores e avaliadores
Publicada em 18/10/2019 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Em sua 15ª edição este ano, o Congresso de Iniciação Científica (Congic) integra a programação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex). Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, as apresentações na modalidade oral do evento aconteceram nesta quinta-feira (17), no Campus Mossoró.
Cerca de um total de 95 trabalhos estudantes dos 21 campi do Instituto se reuniram o Campus Mossoró para compartilhar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos neste ano. É o caso da Raniely Alves, aluna do Curso Superior de Processamentos Químicos, do Campus Nova Cruz. Sob a coordenação do professor Djeson Costa, ela apresentou o projeto intitulado “Elaboração de Biofilmes de amido de feijão macassar reforçado com queratina de penas de frango”.
O trabalho tem como objetivo produzir plásticos biodegradáveis visando à aplicação em embalagens de gênero alimentícios secos (biscoitos, alimentos perecíveis, massas). Devido ao seu diferencial de menor solubilidade em água, o produto desenvolvido tem características físicas compatíveis e semelhantes com os demais plástico, é sustentável e tem um prazo de decomposição de 18 meses (em contato com o solo), diminuindo os impactos da poluição ambiental. A estudante Ranielly Alves desenvolveu essa pesquisa para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Com a organização do Campus Mossoró, a Secitex 2019 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró, o Sebrae, a Funcern, a Asif-RN, a TCM Telecom, a Vipetro e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte.
Confira a programação completa, AQUI.