Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Consulado Americano

Comitiva do Consulado dos EUA visita Campus Mossoró

O Cônsul Geral Richard Reiter e a Adida de Política e Economia, Paloma Gonzalez e o especialista em assuntos comerciais, Moacir Rodovalho, se reuniram ontem (21), às 16h, com a diretoria geral do Campus.

Publicada em 22/10/2014 Atualizada há 1 ano

O objetivo do encontro é conhecer o sistema dos Institutos Federais, falar sobre a coordenação de Relações Internacionais e o número de alunos do Campus interessados em fazer intercâmbio, e também conhecer a história dos que já viajaram aos EUA. “Considero super importante a oportunidade de poder conversar diretamente com as instituições de ensino, pois isso vai de encontro aos nossos objetivos. Atualmente, temos 4 consulados americanos no país, o nosso fica no Recife/PE, e sempre que podemos deixamos o escritório para visitarmos os estados do nordeste e seus respectivos municípios”, relata o Cônsul Geral. Richard Reiter. Esta é a primeira vez que o Cônsul vem a Mossoró, ele fala da experiência, “considero esta viagem de suma importância, poder visitar este Instituto é fantástico, a viagem de hoje é breve, mas vou voltar depois”, acrescenta.

A visita foi iniciada através de uma reunião, objetivando haver uma conversa tranquila com a diretoria do Campus e a comitiva do consulado americano. Na ocasião, o diretor-geral em exercício, e diretor acadêmico, Hélio Henrique, apresentou paulatinamente a estrutura educacional da escola. Posteriormente, foi realizada uma visita pela estrutura física do Campus, na qual diversos departamentos foram apresentados à comitiva, tais como: laboratórios, auditório, sala de videoconferência, salas de aula, dos professores e administrativas, estádio esportivo, enfim a infraestrutura como um todo.

“Quando visitamos as cidades queremos sempre está comunicando situações referentes à educação, esse é o nosso foco principal. Já visitamos várias escolas em todo Nordeste, concluímos que esta região está repleta de estudantes inteligentes que merecem oportunidades de se qualificar cada vez mais, e o intercâmbio é uma ótima oportunidade para eles aprimorarem seus conhecimentos. O nosso programa não é diretamente ligado às escolas ou instituições de modo geral, o programa é diretamente ligado aos estudantes, tanto os da rede pública quanto os da privada, porque não importa aonde ele estude, para nós o que os diferencia é o potencial intelectual de cada um. Em nossos programas e projetos sempre selecionamos os alunos que são destaques no estudo”. E, conclui dizendo: “trabalhamos literalmente para fomentar a educação”, Adida de Política e Economia, Paloma Gonzalez.. 

Diferentes e variados programas são oferecidos aos estudantes brasileiros, dentre eles o mais conhecido é o ‘Ciências sem Fronteiras’, um programa brasileiro, do Governo Federal, que visa proporcionar aprendizado e qualificação aos estudantes enviando-lhes ao exterior para estudarem e crescerem profissionalmente. “Os alunos que se destacam no país têm acesso a irem aos EUA por meio de intercâmbio, objetivando aumentar o grau de estudo deles. Digo isso, realmente, para estimular o educacional e o cultural, porque nós adoramos quando os estudantes brasileiros vão a nossa terra para estudar. Temos programas fantásticos e estamos aqui hoje por que sou a favor que os alunos tenham oportunidade de estudar cada vez mais, isso é bom para eles e para as instituições”, reforça, o Cônsul.

 O Cônsul Geral. Richard Reiter, explica ainda que é muito caro mandar alunos ao exterior, a metade deles vão para os EUA. Neste momento ele sorrir dizendo: “lá eles são muito bem vindos! Por isso, nós que compomos o consulado estamos sempre dispostos a facilitar o processo de emissão de vistos desses estudantes, e também prestamos as orientações necessárias para que eles desfrutem de tudo que têm direito. Somos nós quem selecionamos as universidades que eles vão estudar no intercâmbio, fazemos esse trabalho com satisfação. E, acrescenta: “O programa Ciências sem Fronteiras é brasileiro, mas nós também colaboramos bastante para facilitar o processo e a conclusão de cada ideal proposto, diz”.

Os programas de intercâmbios são variados, pois cada aluno tem um perfil e respectivamente necessidades diferentes. Isto é, têm intercâmbios que duram um ou dois anos, outros que duram apenas meses ou semanas, porque eles são destinados apenas para melhorar o inglês dos alunos, e outros são mestrandos, em PHD, enfim, são situações bem relativas. “O que realmente importa é que temos uma opção para cada estudante, e só este ano aproximadamente 3.000 alunos brasileiros já saíram do Nordeste para estudarem nos EUA, considero esse desempenho fantástico”, fala empolgado, o Cônsul Geral, Richard Reiter.

O Consulado Americano colabora diretamente com diversas instituições educacionais do país. De acordo com o Cônsul Geral, a visita ao Campus Mossoró foi proveitosa e servirá para possíveis possibilidades de futuramente se firmar laços. “Não vou me comprometer agora, mas informo que estou aqui para conversar e tomar conhecimento do que está acontecendo nesta Instituição Federal”, finda o Cônsul Geral, Richard Reiter.

O IFRN – Campus Mossoró oferece educação profissional e tecnológica de qualidade em diversas modalidades de ensino. Na área de ensino é ofertado Cursos técnicos, Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e EAD. A instituição considera a pesquisa como um dos pilares para a formação integral do aluno, atualmente temos os seguintes núcleos: Núcleo de estudos de ciências e tecnologias ambientais, pesquisa em educação, pesquisa e extensão em tecnologia da informação e núcleo de línguas. As atividades de extensão do Campus são desenvolvidas em articulação com o ensino e a pesquisa, neste âmbito temos as seguintes ações: encaminhamento para estágio, divulgação de oportunidades de trabalho, cursos de qualificação profissional, cursos do PROMINP, PRONATEC, FIC, Mulheres Mil, e o desenvolvimento de parcerias, consultorias e convênios com os setores públicos e privados.

O Campus Mossoró é o segundo do estado com o maior número de professores (81), possui 40 turmas regulares, com aproximadamente 1440 alunos regulares. No entanto, a instituição chega a ter até 4.000 alunos matriculados (entre regulares, não regulares, cursos de extensão, circulando, etc). Ao longo de 20 anos a escola vem se destacando em quase tudo que participa, isto é, olimpíadas, campeonatos esportivas, projetos de pesquisa, atrações cultural, etc. E, por quatro anos consecutivos o Campus tem sido destaque no ENEM, no último realizado a escola foi a que mais aprovou no Estado. O segredo de todo esse avanço é que “temos um ensino focado na fundamentação e no aprofundamento do conhecimento”, finaliza, Hélio Henrique.