Carlos Fialho, escritor de crônicas potiguar e publicitário, visita o Campus

A visita visa firmar uma parceria com o Campus Mossoró durante a realização da Feira do Livro, que realizar-se-á de 4 a 8 de novembro, do ano vigente, em Mossoró – RN.

Publicada em 31/07/2015 Atualizada há 1 ano

O escritor de crônicas potiguar e publicitário, Carlos Fialho, autor de 7 livros, um dos mais admirados cronista de humor do Estado, esteve visitando, nesta manhã (31), o IFRN – Campus Mossoró. Visando firmar uma parceria com esta unidade de ensino federal durante a realização da Feira do Livro, que realizar-se-á de 4 a 8 de novembro, do ano vigente, em Mossoró – RN.

O escritor foi recepcionado, inicialmente, pelo Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, na diretoria da escola. Em seguida, Carlos Fialho foi recebido pelos professores de língua portuguesa, Marinézio Gomes de Oliveira e Lúcia Maria de Lima Nascimento, na sala dos professores de português,com o objetivo de acertarem os detalhes essenciais à realização da referida parceria.

Uma oportunidade que pretende reunir alunos do Campus para visitarem o estande do escritor, conhecer seu trabalho e o de outros autores de vários segmentos que estarão presentes durante a realização da Feira do Livro. Juntos, eles abordarão temáticas atuais e importantes aos visitantes de todas as faixas etárias. “Nossa parceira consistirá em incentivar a leitura literária, por isso vamos trazer contistas sertanejos, poetas e outras surpresas para atrair e incentivar os visitantes a lerem cada vez mais,” frisa o escritor.

Carlos Fialho se identifica com o gênero literário crônica desde a sua adolescência, quando costumava ler autores como Luís Fernando Veríssimo, Mario Prata, Arthur Dapieve e Antônio Prata. Encantado, ele viu a possibilidade de também criar histórias de resoluções rápidas, impactantes, satisfatórias e bem humoradas. “Essas características são responsáveis por cativar pessoas de diversas idades, especialmente os jovens. Quando lia aqueles textos, eu pensava: “quero fazer isso também. Quero escrever textos assim”, revela. O escritor também passou um certo tempo sendo cronista periódico.

Em sua ampla visão de cronista, Carlos Fialho acrescenta: “as crônicas são maneiras de enlaçar aquele leitor adormecido que só está precisando ser acordado para se tornar um devorador de livros contumaz. Espero estar cumprindo com este papel, principalmente junto aos adolescentes conterrâneos”. Atualmente, o escritor trabalha com a Editora Jovens Escribas. Esta investe em sonhos de incentivo à leitura.

Enfim, “meus textos são crônicas de humor, bem abrangentes e com um alcance intelectual bem amplo. Eles são portas de entradas para outras leituras. São textos curtos, divertidos e leves, mas nem por isso são rasos de informações. Ao contrário, eles também têm seus valores, transmitindo conteúdos de excelente qualidade”, sintetiza Carlos Fialho.

Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral,Jailton Barbosa dos Santos, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, agradece a visita do escritor potiguar, Carlos Fialho. Certamente, esta será uma parceria que vai dar certo. E os alunos terão rendimentos positivos.