Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana de Trânsito - 2014

Campus Sedia Abertura da Semana Nacional de Trânsito de Mossoró - 2014

O Evento terá início na próxima quinta-feira (18), às 15h, no auditório do Campus. Na ocasião, o Palestrante será o Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira, especialista em logística, engenharia dos transportes e mobilidade urbana.

Publicada em 12/09/2014 Atualizada há 1 ano

A Semana Nacional de Trânsito de Mossoró terá início na próxima quinta-feira (18), às 15h, no auditório do IFRN - Campus Mossoró. O Palestrante da ocasião será o Prof. Dr. Eric Amaral Ferreira, especialista em logística, engenharia dos transportes e mobilidade urbana.

Os principais objetivos do evento é despertar na população a urgente necessidade de prevenção de acidentes, através da obediência às leis do trânsito, contribuindo com a sociedade para que seja adotada a devida consciência da gravidade da situação e das consequências econômicas e sociais provocadas pela violência do nosso trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito é caracterizada por ações educativas realizadas por vários órgãos e entidades que fazem parte do Evento. Os organizadores defendem que a luta pelo trânsito seguro faz com que a população reflita sobre riscos, atitudes e escolhas que podem diminuir cada vez mais o índice de acidentes.

Durante a programação, as instituições participantes realizarão blitzs educativas com pedestres e motoristas, palestras em diversas escolas, EXPRO, UEI, curso de primeiros socorros para os motoristas e os de transporte escolar também, curso de direção defensiva, Caminhada na Av. Rio Branco (Centro), durante o Programa Viva Rio Branco, Pit Stop numa Empresa da Cidade e Ação educativa na faixa elevada UEI - Francisca Clara.

No dia 25 de Setembro é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Este dia comemorativo está inserido na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de Setembro.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído com a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em Setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é classificado com um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 000 pessoas.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Evento é uma oportunidade de discutir a responsabilidade de cada cidadão no trânsito e despertar a missão de levá-lo a refletir sobre a postura correta de se conduzir um veículo enquanto integrante do sistema viário.

Atualmente, Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes está à frente da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mossoró. O Secretário é bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologias Mater Christi, tecnólogo em Recursos Humanos pela Faculdade Interativa Anhanguera e Pós-Graduado em Ciências Penais Lato Sensu pela Rede de Ensino LFG. É Policial Militar do Estado do Rio Grande do Norte desde o ano de 2000 e Diretor Jurídico da Associação de Praças da Policia Militar de Mossoró e Região.