EXTENSÃO

Câmpus promove Projeto de Extensão Pensamento e investigação Sócio-filosófica: o cinema como criador de conceitos.

O Projeto ocorrerá no dia 16, às 14h30, no auditório do Câmpus Mossoró.

Publicada em 09/01/2013 Atualizada há 1 ano

Convidamos todos para participarem de atividade de execução do projeto de Extensão na área de Filosofia e Sociologia. A atividade consistirá em exibição de filme e debate conceitual no auditório do campus Mossoró, dia 16/01/2013 às 14h30. O filme escolhido pelos coordenadores do projeto e estudantes envolvidos é: The Truman Show (O Show de Truman: O Show da Vida) dirigido por Peter Weir.

O Show de Truman” é um filme de drama e foi lançado em 1998. O longa metragem conta a história de Truman Burbank, 30 anos, um vendedor de seguros que vive em Seaheaven, uma ilha em que todos parecem conviver harmoniosamente. Truman tem uma rotina pacata, acorda cedo, lê jornais, vai ao trabalho e no final do dia retorna para casa onde tem uma relação estável com sua esposa. A exibição pretende suscitar o debate/diálogo acerca dos meios de comunicação em massa.

O projeto propõe a utilização do cinema como elemento de sensibilização e reinvenção de conceitos no campo da filosofia moral e da participação política. Dessa forma, os estudantes envolvidos serão capazes de manusear o instrumental científico para a reflexão no momento de estudo bibliográfico e seleção dos filmes. Além de contribuírem com a sociedade entorno, através da divulgação de outros modos de organização do ethos humano. O objetivo é estimular o pensar crítico, reflexivo e criativo acerca de uma atuação ética, participativa e autônoma, na comunidade escolar.