Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IV Festival Cantando e Dançando do IFRN

Campus promove IV Festival Cantando e Dançando - as Faces do Amor no Teatro Dix-Huit Rosado

Confira a cobertura completa do evento, a reportagem traz entrevistas com Karisa Pinheiro, Jailton Barbosa, representantes do Lar da Criança Pobre de Mossoró, cantora, algumas mães e alunos.

Publicada em 17/07/2014 Atualizada há 1 ano

 A noite do espetáculo do IV Festival Cantando e Dançando no Teatro Dix-Huit Rosado foi um show de criatividade e muito talento, todos os envolvidos deram o melhor de si e o resultado foi além das expectativas.

O IV Festival do Campus é fruto da ideia de um tema teórico da Filosofia, O Banquete, de Platão. “Apesar de o amor ser um tema comum, é, ao mesmo tempo, muito difícil falar sobre ele, pois o amor pode ser abordado sobre várias perspectivas e adaptá-lo mediante essa diversidade se tornou um desafio para nós”, explica a coordenadora Karisa Pinheiro.

Durante 8 meses foram realizados ensaios com os alunos dos 3º anos de quatro cursos diferentes. “Eles não só desenvolveram cultura, interpretação sobre o amor, como também a dançar, a trabalhar em equipe, a superar dificuldades, pois para estar num palco o aluno precisa ter todas essas visões bem definidas, para poderem enfrentar os obstáculos e conseguirem chegar ao objetivo final, que é a apresentação”. Enfoca  Karisa Pinheiro.

Passo a passo a trajetória dos alunos foi avançando rumo ao palco, analisando cada detalhe e vencendo desafios eles aprenderam a superar as dificuldades que surgiam, para que o festival fosse um marco da arte cultural do Campus. A professora Karisa Pinheiro explica que diante dos sonhos “sempre vale a pena tentar e nunca desistir, vencer o desânimo e a vontade de parar que sempre surge entre alguns alunos”. A grande lição deste evento é que apesar do nervosismo e do medo nunca desistir perante as primeiras dificuldades, “porque o cidadão precisa aprender a perseverar, sem ela não adianta conhecimento nenhum, pois se o aluno tem o conhecimento técnico e não persevera ele está condenado ao fracasso, porque ele tem que insistir mediante os desafios para poder prosperar na vida, então podemos dizer que a mensagem dessa noite é: superação”, diz entusiasmada a coordenadora.

Karisa Pinheiro explica ainda que a cultura e a arte são gratificantes e essenciais para a formação do cidadão, pois um bom aluno ver conteúdos e disciplinas técnicas na sala de aula, “no entanto a experiência extra sala de aula na área da arte, música, dança, esporte e de teatro também são importantes para a formação deles, para eles poderem desenvolver habilidades como: trabalhar em equipe, usar comunicação adequada, vencer a timidez, dosar a competitividade e o nervosismo e caminhar superando cada obstáculo".

Assim sendo, de acordo com a visão da coordenadora do Festival, “conclui-se que a quadra, o teatro, o campo, o palco ensinam e muito, por isso o Campus Mossoró trabalha e oportuniza aos estudantes do ensino médio o ensino dessas habilidades nas áreas da arte e da cultura, para podermos formar o cidadão técnico, entendendo que é necessário o desenvolvimento  dessas atividades paralelas ao ensino técnico.

Para o Diretor-Geral Jailton Barbosa o IX Festival apresentado pelos alunos dos 3º anos foi um show, um Banquete de criatividade, “pois eles representaram diversas faces do conceito amor, foi muito bem trabalhado, todos estão de parabéns”. O Diretor explica ainda que o Festival foi uma articulação com a disciplina de Filosofia. “Eu aproveito para fazer uma saudação especial a professora Karisa Pinheiro, pelo seu desempenho e dedicação, esclareço que ela trabalhou com outros professores do Campus, mas foi ela quem guiou os alunos, quem trabalhou constantemente e treinou-os, fez os ensaios para que eles se apresentassem tão bem aqui, uma belíssima encenação, enfatiza Jailton Barbosa.

Quem também marcou presença no Evento foi a equipe do Lar da Criança Pobre de Mossoró, pois um dos objetivos do Espetáculo era arrecadar leite em pó para ajudar esta instituição que há vários anos presta serviços beneficentes a população carente de Mossoró. “Viemos apreciar o espetáculo e desde de já agradecer em nome das Irmãs organizadoras da Instituição. Parabenizá-los pela iniciativa, pela atenção e prova de amor, já que o espetáculo fala de amor. Ajudar a quem precisa é um ato memorável de amor”, falou Andrade Cavalcante, representante do Lar da Criança.

Percorrendo os Camarins do Teatro Dix-Huit Rosado, percebia-se a contagiante alegria dos alunos ao se prepararem para o evento. As estrelas da noite procuravam se concentrar para garantirem o excelente desempenho do IV Festival. “Eu me identifico demais com teatro, é um amor antigo, adoro ver a plateia cheia, atenta a cada movimento, ouvir os aplausos", diz Naide Valéria, ela que atuou na encenação da Dança Grega, um amor sensual. 

“Eu aprendi muito sobre os filósofos através da peça o Banquete”, diz Alice Andrade, do 3º ano de Informática. “Hoje estou tendo a oportunidade de realizar um grande sonho, pois nunca me apresentei antes”, acrescenta o aluno Alexandro, ele participou da peça Romeu e Julieta. A aluna Musi Gabriela, que também se apresentou na peça Romeu e Julieta, disse: “é um orgulho para mim  poder participar desta peça, pois este amor é um grande exemplo que passa de geração em geração e sempre é lembrado por todos, é a primeira vez que me apresento num teatro", acrescenta a aluna do 3º ano de Edificações.

Karla Souza, aluna do curso Eletrotécnica estava toda empolgada antes da apresentação e fala:, “esta é a primeira vez que vou me apresentar, estou super feliz, minha parte é sobre a história de uma princesa indiana ao lado de seu príncipe”. A empolgação dos alunos nos camarins era tanta que já superava as expectativas da noite.

Antes do Festival se apresentar era grande também as expectativas das mães que torciam apaixonadas pelos filhos na plateia do teatro. “Eu estou ansiosa para ver meu filho, sei que ele vai fazer um belíssimo espetáculo, porque desde criança ele gosta de participar de todos os eventos de arte da escola, é talentoso e um belíssimo filho. Mãe coruja, ela ainda acrescenta: com certeza ele vai arrasar, pois dança muito bem, em modesta parte, será um show a parte, diz Bernadete França, mãe do aluno Cícero de França, do 3º ano do curso de Edificações.

As mães Cleilma do Vale e Fátima Mota também esperavam para verem seus filhos encenarem com estilo e ousadia. “Para mim este dia será sempre lembrado com muito amor, meu filho é show! Fala entusiasmada Cleilma do Vale, mãe de João Victor Bezerra. Já a mãe de Ana Carolina, do curso de Edificações, estava esperando para ver o show acontecer, “eu sei que ela vai se sair bem, pois Ana se identifica muito com o mundo da arte e da cultura, acrescenta Fátima Mota.

Quem também esteve presente abrilhantando a noite foi a cantora Jessiane Soares, ela cantou músicas que retratam o amor, deu show de talento e criatividade, encantou a todos os presentes e foi muito aplaudida. “Eu me sinto muito feliz em poder participar do IV Festival do Campus, esse é um projeto que beneficia os alunos e nos ensina também”. A cantora é aluna do Campus. E, conclui: “O Banquete é uma peça que que nos ensina muito sobre a filosofia, pois ela retrata sobre o que os filósofos acreditam sobre o amor. E finaliza: Esta é a primeira vez que me apresento pelo IFRN fora da Instituição”.

Dedicação e esforços foram os segredos essenciais para que o IV Festival Cantando e Dançando do IFRN – Campus Mossoró obtivesse o desempenho fantástico que todos os que estavam presentes puderam apreciar, agora vamos aguardar o espetáculo do próximo ano.

As organizadoras do IV Festival são: Mônica Mesquita, Ana Luiza Palhano e, em especial, Karisa Pinheiro.

 Confira as fotos do Evento aqui!