Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

dia do servidor

Campus parabeniza os servidores pelo dia do Servidor Público

O dia 28 de outubro é reservado para homenagear esses profissionais

Publicada em 27/10/2016 Atualizada há 1 ano

O IFRN – Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, têm a satisfação, neste dia 28 de outubro, de parabenizar os Servidores Públicos desta Instituição.

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Já em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Neste dia tão especial destacamos a servidora Carmem Ariane Filgueira, que é servidora pública deste Campus desde 2006, e desempenha seu papel com muita satisfação. “Sempre quis trabalhar no serviço público e atender bem as pessoas”, comenta Carmem.

Para ela, atender bem ao público é o significado do seu trabalho. “Ser servidor público é atender bem a comunidade. Nossa intenção é solucionar problemas, ser um facilitador na solução dos problemas que as pessoas querem resolver, trabalho com esse pensamento”, conclui Carmem.

Para ser servidor público é preciso prestar concurso público e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

 

*Com informações do portal Brasil Escola.