SISU 2021

Campus Mossoró tem número expressivo de aprovados no Sisu 2021

Veja a lista de aprovados

Publicada em 22/04/2021 Atualizada há 1 ano

Os irmãos Diana Lívia e Gildo Neto

O ano de 2020 foi de muitas dificuldades e de novos aprendizados para toda a sociedade. Para os técnicos administrativos, docentes e alunos do IFRN Campus Mossoró, não foi diferente. O ensino remoto figurou entre os principais impactos impostos à nossa instituição pela pandemia do COVID-19. Entretanto, com muita dedicação e planejamento, conseguimos nos reinventar e continuar a oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes.

Os excelentes resultados obtidos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), edição de 2021, o qual permite o ingresso de estudantes em universidades públicas federais e estaduais de todo o Brasil, a partir de sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), demonstram o compromisso do Campus Mossoró com a oferta de ensino de qualidade, consolidando reiteradamente essa imagem perante a sociedade potiguar, uma vez que esse feito se repete consecutivamente há mais de uma década.

Na atual edição do SISU, até o presente momento, foram registrados 71 (setenta e um) alunos aprovados em instituições de ensino superior renomadas do Brasil, entre as quais estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre outras. Contudo, como ocorre tradicionalmente em todos os anos, o maior quantitativo de aprovações concentra-se nas três maiores universidades do Estado, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que receberão, respectivamente, 18 (dezoito), 21 (vinte e um) e 25 (vinte e cinco) estudantes oriundos do IFRN Campus Mossoró.

A aprovação dos nossos estudantes ocorreu em 29 (vinte e nove) cursos, das mais diversas áreas do conhecimento, como licenciaturas (Letras, História, Física, Química, Matemática e Biologia), engenharias (Civil, Elétrica e da Computação), ciências exatas, ciências humanas e da área da saúde. Entretanto, vale destacar que o curso com maior número de aprovados foi o de Medicina, com 9 (nove) estudantes, seguido de Direito e Psicologia com 7 (sete) aprovados em cada um.

Entre os aprovados, estão os irmãos Gildo Luiz e Diana Lívia, ambos, em primeiro lugar para o curso de Medicina, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), respectivamente. “A aprovação trouxe uma enorme alegria e uma imensa sensação de "papel cumprido", principalmente considerando as dificuldades trazidas pela pandemia no nosso cotidiano. Assim que abri o site do SiSU na sexta-feira (16) e vi que tinha sido não somente aprovado no curso que queria, mas ainda por cima em 1° lugar, foi só felicidade e, principalmente, gratidão. Gratidão aos meus pais, que sempre fizeram de tudo para que nós tivéssemos o melhor que eles poderiam nos fornecer, aos nossos professores do IF, que sempre nos encorajaram e nos orientaram ao longo da nossa vida acadêmica, à nossa família, que sempre foi acolhedora e compreensível, e também a Deus”, disse o futuro universitário.

Já Diana Lívia afirmou a importância da instituição em sua formação: “Certamente, o ensino médio no IFRN/MO foi um dos grandes fatores que possibilitaram não somente a conquista da minha aprovação esse ano, mas também o meu amadurecimento como pessoa e estudante em constante aprendizado. Lá, pude usufruir de tudo que a educação pode oferecer, tive contato com diferentes metodologias de ensino e fui ensinada por professoras e professores que fizeram e fazem a diferença todos os dias, que são competentes e comprometidos com a educação dos alunos.

Para o prof. Hélio Pinheiro, Diretor-Geral do IFRN Campus Mossoró, o resultado alcançado é a continuidade de uma política do campus, que preza pela fundamentação e pelo aprofundamento científico no processo ensino-aprendizagem. “Mesmo não havendo uma preparação específica para o ENEM, todos os anos, o nosso campus é destaque local no SiSU, figurando sempre entre as primeiras instituições que mais aprovam. Isso advém de várias razões, mas uma delas é o fato de o nosso aluno ser induzido a pensar, refletir, pesquisar, a não se ater apenas a um único referencial teórico. Isso faz muita diferença não só na vida acadêmica, mas também na profissional e, principalmente, na pessoal, tornando-o um cidadão mais culto e reflexivo sobre o meio em que vive”, diz o Diretor, que destaca ainda a importância e o esforço de toda a comunidade em oferecer as condições adequadas aos nossos estudantes: “Mesmo diante de corte orçamentário vivenciado nos últimos anos, a gestão, os professores e os técnicos-administrativos têm-se esforçado para manter as condições mínimas adequadas ao ensino, isto é, salas de aula e laboratório equipados, acervo bibliográfico diversificado e manutenção de programas sociais como políticas de permanência e êxito. A valorização do ensino público, gratuito e de qualidade tem de ser uma exigência constante da nossa sociedade”.

A lista completa dos aprovados está disponível no link abaixo.

Aprovados SISU Campus Mossoró