Campus Mossoró retorna com as atividades didáticas presenciais

Neste mês de março tivemos o Gameficando a Ética e Debate regrado.

Publicada em 01/04/2022 Atualizada há 12 meses

O Campus Mossoró do IFRN, após a volta total da presencialidade, está aos poucos retornando à normalidade das atividades e ações didáticas para com os alunos. Neste mês de março, os estudantes do Campus participaram de duas atividades didáticas práticas, o Gameficando a Ética e o Debate Regrado.

O objetivo das atividades didáticas é exercitar o pensamento do ensino teórico e colocá-lo em prática. Trabalhar a questão da lógica do aprendizado da sala de aula para entender em outros contextos. A professora Euza Raquel trabalhou o Gameficando a Ética para relacionar os conteúdos de ética e filosofia com estética, sensibilidade e lógica, incluindo os textos estudados em sala de aula.

Trechos de textos de filósofos foram transformados em temas para criação de jogos, sejam de tabuleiros ou digitais, para trabalhar o diálogo dos filósofos de forma prática e didática. A professora Euza afirma que é importante trabalhar a questão da sensibilidade e corporeidade a partir da criação de jogos e explica que com os temas dispostos, os estudantes puderam construir e apresentar o pensamento filosófico “depois disso a gente tem um ciclo de questionamentos filosóficos como a certeza, a vida e a morte, então são sete temas e esses temas vão estar dialogando e aparece autores como Nietzsche, Schopenhauer, como autoras contemporâneas brasileiras como Scarlett Marton.” Gameficando a ética é uma atividade de ensino que envolve a gameficação que é a utilização dos mecanismos de jogos em outros contextos.

Os estudantes do curso de Mecânica e do curso de Edificações participaram como protagonistas do Debate Regrado, orientado pela professora Marinalba Medeiros. Com o tema Foro Privilegiado, cada curso ficou de um lado do debate para elaborar argumentos para defender e criticar o tema proposto. A prática do debate exercita o aluno a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos consistentes. A atividade prática foi proposta para aprimorar a oralidade, aprender a escutar com um propósito e respeitar e entender a opinião diferente da sua.

As atividades didáticas possuem o objetivo de desenvolver e potencializar o interesse e aprendizado dos alunos de forma prática para que adquiram uma gama de aprendizados na vida acadêmica, profissional e pessoal.

O Campus Mossoró do IFRN busca estimular o máximo de conhecimentos de seus estudantes, transformando-os em profissionais e cidadãos completos.