OFICINA 4.0

Campus Mossoró recebe visita do representante da coordenação geral do projeto Oficinas 4.0

O campus possui dois projetos aprovados, um na área da Mecânica e outro na Informática.

Publicada em 25/11/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã da última segunda-feira (21), o IFRN – Campus Mossoró recebeu a visita do representante da coordenação geral do projeto Oficinas 4.0, Ítalo Severo Sans Inglez, regido pelo Edital 67/2021 (Chamada pública de projetos para apoio à implementação das oficinas 4.0) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC), com o apoio técnico-operacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Nesse edital, o campus possui dois projetos aprovados, um na área da Mecânica e outro na Informática.

Na Mecânica, o projeto intitulado “Desenvolvimento e Implantação de programas CNC (Comando Numérico Computadorizado) otimizados nas linhas de produção da indústria metalmecânica em Mossoró/RN” é coordenado pelos professores Felipe Bento de Albuquerque e Isac Barbosa de Almeida, sendo desenvolvido em parceria com a empresa Engepetrol LTDA e contando com a participação da Escola Municipal Senador Duarte Filho. O projeto tem por objetivo otimizar os programas em CNC a partir do conceito de indústria 4.0,   como forma de integrar os processos associados à produção, promovendo o aumento da produtividade e da eficiência das máquinas. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática os desafios da profissão, propondo soluções otimizadas mediante a programação em CNC, como forma reduzir a interação homem-máquina, aumentando a produção e diminuindo custos.

O coordenador Ítalo Inglez foi recebido pelo Diretor do campus, Prof Hélio Pinheiro, e pelos coordenadores do projeto. Logo após, foi apresentado aos alunos que compõem a equipe no laboratório de CNC. Nesse momento, foi feita a apresentação sobre o andamento do projeto, bem como das máquinas utilizadas para o desenvolvimento das atividades, o centro de usinagem e o torno CNC.

“O desenvolvimento desse projeto faz com que nossos alunos vivenciem situações dentro da chamada quarta revolução industrial ou Indústria 4.0, onde as grandes características dessa transformação estão representadas pela união entre tecnologia e velocidade, provocando impactos diretos nas diversas profissões atuais que ao longo dos anos serão substituídas por máquinas autônomas e de alta performance. Além disso, a parceria com a empresa privada é importante, pois aproxima e fortalece os laços da academia com a indústria, fazendo com que nossos alunos saiam para o mercado de trabalho cada vez mais inseridos nesse novo momento da indústria metalmecânica”, destacou o Prof. Felipe.