Campus Mossoró recebe material paradidático para alunos com deficiência visual
O campus recebeu a primeira remessa de material e a próxima já está a caminho.
Publicada por Kenia Silva em 06/07/2023 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
A Coordenação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Mossoró, a partir de uma solicitação para o Instituto Benjamin Constant, recebeu, neste mês de julho, a primeira remessa de livros em modo braille direcionados a alunos com deficiência visual e baixa visão. Os livros recebidos são importantes por utilizar aspectos mais lúdicos, o que contribui para o desenvolvimento e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, proporcionando socialização e conhecimento.
O instituto Benjamin Constant é referência nacional na educação e na capacitação profissional de pessoas cegas, com baixa visão, surdocegas ou com outras deficiências associadas à deficiência visual. De acordo com a disponibilidade e a análise de recursos, a organização disponibiliza materiais de acessibilidade de maneira gratuita, mediante solicitação prévia. O Campus Mossoró, assim, após contato prévio com professores da instituição para orientações sobre os produtos necessários, entrou em contato solicitando os materiais paradidáticos.
A Coordenadora do Napne, Macleia Queiroz, frisa a importância do primeiro contato com os professores, relatando que são as pessoas mais apropriadas para orientar sobre quais tipos de materiais pedagógicos serão de melhor utilização, para que seja viável relacioná-los a algum tipo de disciplina ou conteúdo. Ela ainda ressalta a ampliação do conhecimento que será desenvolvido, já que o material é voltado a atividades extraclasse, não limitando o aluno com deficiência visual aos conteúdos vistos na sala de aula, desenvolvendo, assim, outras habilidades diante de novas possibilidades.
Dentre os materiais que já se encontram no Campus, estão incluídos romances contemporâneos, que ajudam a aproximar os alunos com deficiência visual de conteúdos já consumidos pela maioria dos adolescentes. A Assistente Educacional Inclusiva, Karine Menezes, informa que, entre eles, está a coleção Fala Sério, da escritora Thalita Rebouças, e livros dos escritores Fabrício Carpinejar e Eduardo Moreira. A Coordenadora do Napne informa, ainda, que também solicitou o envio de romances clássicos, incluindo o autor Machado de Assis, e que a equipe está ansiosa pela chegada desse material.