Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Mossoró participa do Seminário Brasil-França de Educação Profissional e Tecnológica

Alunos do Campus Mossoró apresentaram trabalhos relacionados às energias renováveis.

Publicada em 30/04/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Entre os dias 26 e 27 de abril,  aconteceu em Natal (RN), a 2ª edição do Seminário Brasil-França de Educação Profissional e Tecnológica. O evento está na lista de ações previstas no acordo firmado pelos governos brasileiro e francês, que garante cooperação técnica nas áreas de saúde, indústria automotiva, aeronáutica e eletrônica, gastronomia e hotelaria.

Durante o seminário, os institutos federais Sul-rio-grandense (IFSul), Minas Gerais (IFMG) e Rio Grande do Norte (IFRN) apresentaram  os avanços dos projetos de cooperação desenvolvidos em parceria com os liceus franceses Dhuoda, Washington Touchard e o Eugène Livet.

A ação, articulada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Ministério da Educação da França, atende à chamada pública de Cooperação Bilateral Brasil-França e está estruturada de acordo com o protocolo estabelecido em 2008, entre os dois governos, no âmbito do ensino profissional.

Os alunos dos cursos de Eletrotécnica e Mecânica participaram do seminário, assistiram às palestras e no último dia apresentaram trabalhos relacionados à energias renováveis. Estavam na comitiva do Campus Mossoró o Profº Wagner Torquato Coordenador de Pesquisa e Extensão, Profº Jerônimo Maílson responsável pelo trabalho do Forno e Fogão Solar, Profº Francisco Elvis, Profº Diego Ângelo e o Profº Aldayr Dantas, com o trabalho Unidade de Bombeio Mecânico alimentada através de Fontes de Energias Renováveis,  que teve ainda o Profº Felipe Quintaes do Campus Parnamirim como colaborador.

O projeto, cujas atividades se encerram este ano, permitirá a mobilidade de alunos e professores brasileiros e franceses, a promoção de seminários, cursos de formação inicial e continuada, visitas técnicas e parcerias institucionais e empresariais.