Campus Mossoró participa de projeto na construção de estrutura Robótica

Equipamento adquirido pelo Campus(Prototipadora) foi essencial para o projeto

Publicada em 14/04/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Não é por acaso que o Instituto Federal representa umas das melhores Escolas de Educação Média-Técnica e Superior do país. Sua parceria entre ensino, pesquisa e extensão coloca-o neste patamar.

Por ter esta característica que o IFRN-Campus Mossoró, através do edital lançado pela Cosern mostrou-se pronto a contribuir para o desenvolvimento de soluções para inspeção de linhas de baixa e média tensão.

Trata-se de um projeto P&D(pesquisa e desenvolvimento), na qual pelo convite proposto pelo IFCE que já detinha experiências em projetos para concessionárias de energia, que o professor Jonathan Pereira do Campus Mossoró e o professor Robinson da DATINF integraram a equipe do IFRN-IFCE.

Segundo Jonathan o projeto sofreu aprovação final pela ANNEL e com duração de 24 meses(teve início em dezembro de 2007). "O nosso objetivo era o de construir uma estrutura robótica capaz de suportar uma câmera utilizada na inspeção de isoladores de linhas de transmissão de energia. Foi entregue para testes de campo agora no mês de março, e a empresa(Cosern) se mostrou muito interessada em uma possível renovação do projeto para o desenvolvimento do 'cabeça de série', um protótipo realizado agora com a participação de uma empresa que possa transformar em um produto comercial" finaliza o professor.

Tudo isso deve-se ao desmedido empenho do Instituto Federal em assegurar a ampliação do conhecimento na manutenção da pesquisa. Um equipamento adquirido pelo Campus Mossoró que fez toda a diferença para este projeto foi a PROTOTIPADORA PCB.

A prototipadora funciona como uma impressora para placas eletrônicas ou placas de circuito interno. Com um equipamento desses pode ser intensificadas pesquisas no desenvolvimento de circuitos eletrônicos, resolvendo problemas desde o nível domésticos até o nível industrial.

No caso do projeto para a Cosern a prototipadora utilizada foi a do IFCE "a nossa não havia ainda adquirido o software de operação, aqui no Estado do Rio Grande do Norte só existem três equipamentos deste tipo, dois na UFRN para aplicação em projetos de engenharia elétrica e computação e agora a do Instituto Federal- Campus Mossoró" explica Jonathan.

O objetivo do Campus Mossoró é montar um laboratório com recursos para que se desenvolvam pesquisas em soluções no segmento da eletrônica, onde parcerias como a Cosern possam multiplicarem-se levando os alunos a atuarem não só na execução, mas também na concepção e projeto de novas idéias.