Programa Telecentro

Campus Mossoró inicia atividades do Telecentro para estudantes do Ensino Fundamental

O programa será realizado duas vezes por semana, com uma carga horária total de 180 horas.

Publicada por Kaio Braz em 04/06/2024 Atualizada há 3 semanas, 4 dias

Prancheta 1

O Telecentro é um programa que tem como objetivo a inclusão tecnológica de toda a comunidade. Hoje, 04 de junho, o Campus Mossoró recepcionou os primeiros alunos beneficiados com o projeto. O curso de Informática Básica para estudantes de Ensino Fundamental, proposto pelo projeto, é um exemplo do cumprimento da função social da instituição por meio da extensão, cujo objetivo é a aproximação e a interação com as comunidades em seu entorno.

As instituições participantes são a Escola Municipal Senador Duarte Filho e a Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias. O curso será realizado duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, sendo 04 horas por dia, com carga horária total de 180 horas. O programa é coordenado pelo Assistente em Administração da Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPEIN), João Paulo Oliveira; pela Diretora Acadêmica, Alexandra Ribeiro; e pelo professor de Informática, Clayton Maciel.

O espaço do programa é equipado com computadores conectados à internet e nele serão realizadas atividades com o objetivo de promover a inclusão digital e social das turmas atendidas. Assim, o Campus Mossoró fornece o aparato tecnológico e pedagógico para receber a comunidade estudantil, além de prover um ambiente adequado à realização de oficinas e atividades socioeducativas.

João Oliveira destaca que, durante o processo de planejamento, as escolas participantes estiveram envolvidas em todas as etapas, incluindo o desenvolvimento do conteúdo que será ministrado. Além disso, ele declara que é perceptível o desenvolvimento dos alunos durante todo o curso: “A diferença é que eles começam sem saber muito bem como vai ser, mas, no final, eles vivem tanto a escola que querem permanecer aqui. O resultado disso é que eles se matriculam no Proitec e depois fazem o Exame de Seleção e acabam sendo aprovados”.

Além dos professores e coordenadores do curso, o programa conta com bolsistas que auxiliam no desenvolvimento das atividades para que os alunos consigam utilizar o conhecimento nas áreas de informática, softwares, aplicativos e outros usos diversos. Manoel Felipe, estudante do curso Técnico Integrado em Informática, um dos bolsistas, informa que houve uma preparação minuciosa para as aulas. Essa preparação incluiu a elaboração de uma ementa, a criação de apostilas com todos os tópicos, a organização de um cronograma alinhado com o calendário do curso e o desenvolvimento de atividades mais dinâmicas para aumentar o envolvimento dos alunos.

Juliana Costa, aluna do 9º ano na Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias, tem grandes expectativas de que o curso a ajude a aprender mais sobre informática. Ela menciona que não tem muito acesso a esse tipo de prática em sua escola e foi motivada pelo sonho de se tornar designer gráfica no futuro. Além dos coordenadores do programa, participaram do momento de recepção o Diretor-Geral do Campus Mossoró, Hélio Pinheiro; a Coordenadora de Extensão, Sandra Pontes; e a Coordenadora de Pesquisa, Carla Monteiro.

programa Telecentro
ensino fundamental