Você está aqui: Página Inicial / Campi / Mossoró / Notícias / Campus Mossoró empossa novos membros do Conselho Escolar
Conselho Escolar

Campus Mossoró empossa novos membros do Conselho Escolar

12/03/2015 - Membros da formação do Conselho Escolar - 2015 são empossados na manhã de hoje (12), na Sala de Reuniões, do Campus Mossoró.

Campus Mossoró empossa novos membros do Conselho Escolar

O Campus Mossoró promoveu nesta quinta-feira (12), pela manhã, a cerimônia de posse dos novos conselheiros escolares. O evento aconteceu na Sala de Reuniões, do Campus, contando com a participação dos Gestores.  

A comissão constituída pela Gestão, Conselho Escolar, Docentes, Técnico- Administrativos, Discentes dos Cursos Técnicos de nível médio, Discentes de nível superior, dos cursos de Gestão Ambiental e Matemática foram destinados à coordenar as ações necessárias à mobilização e à sistematização do planejamento de 2015 deste Campus.

A posse teve início às 10h, com o discurso do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, que chamou a atenção dos presentes para questões relacionadas às melhorias para a instituição e condições de trabalho, tais como: cuidados com as utilizações da energia e a água do Campus, evitando assim desperdícios. “Há 20 anos a bomba do nosso poço estava com 80m, hoje ela está com aproximadamente 200m de profundidade, percebe-se que tivemos um consumo elevado. Por isso, é importante desenvolvermos ações que melhorem a utilização da nossa água. Uma dessas ações é a reforma de todos os banheiros da escola, isso proporcionará economia no uso da água e da energia também. Informo que a Reitoria está desenvolvendo um projeto de energia solar para o IFRN, certamente ele trará enormes benefícios para todos nós”, relata o Diretor.   

O segundo momento da reunião foi comandado pelo Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, este apresentou aos presentes o “Calendário Acadêmico – 2015 e suas respectivas propostas. O Campus iniciará o ano letivo somente em Maio. De acordo com o Diretor, o avanço por meio deste Calendário para colocá-lo em dia, isto é, de acordo com o ano civil é pouco significativo, pois “conseguimos avançar somente uma semana em relação ao último calendário. No entanto, acredita-se que até 2017 nós consigamos adaptá-lo dentro do ano civil”, enfoca Hélio Henrique.

Em todos os momentos do evento os participantes puderam apresentar suas colocações e tirar suas dúvidas nos mais diversos assuntos. Por exemplo: o representante do Grêmio, Vinícius Victor, levantou uma discussão referente aos alunos dos 4º anos,  eles, de acordo com o atual calendário ficariam prejudicados porque os períodos de tempo referentes ao término das aulas no IFRN e o início das matrículas nas diversas Universidades do País, por meio do SISU, não batem.

Todavia, o Diretor Acadêmico, Hélio Henrique, explica que ‘ações relacionadas a essa discussão já foram pensadas e avaliadas. Portanto, já existem possíveis soluções para o problema. Resta aos alunos e seus respectivos pais aprovarem a nossa proposta, que é um calendário exclusivo para eles, isto é, paralelo ao oficial desenvolvido para os alunos dos 4º anos. Realmente, esses alunos teriam dificuldades em cumprir o Calendário aqui proposto”, ressalta Hélio.   

Outro ponto importante da reunião foi o anuncio do aumento do número de professores fixos no Campus que subirá de 81 para 90, em breve. Inicialmente, haverá ofertas de remanejamento, caso não preencha a necessidade da escola, será aberto edital visando ofertar um processo seletivo. Possivelmente, com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2014-2018) novos técnicos-administrativos também ingressarão na instituição, nos próximos anos. Enfim, a reunião foi satisfatória atingindo suas expectativas e pontos estratégicos.  

O Conselho Escolar é um órgão normativo cujo objetivo é criar uma relação entre a instituição, pais, alunos, professores e funcionários, de modo a ser promovida a participação dos mesmos na vida acadêmica dos alunos. Esse envolvimento no dia a dia da escola é essencial para projetar discussões e debates em prol do aperfeiçoamento do ensino na Instituição. Os membros empossados hoje encerrarão o mandato em 23/05/2016.

Confira os nomes dos novos integrantes do Conselho Escolar abaixo

Representação

Titular

Suplente

Presidente

Diretor(a)-Geral

Substituto legal do Titular

Dirigente da Administração

Hélio Henrique Cunha Pinheiro

Substituto legal do Titular

Francisco Bento das Chagas Guerra

Substituto legal do Titular

Corpo Técnico-Administrativo

Ana Cristina Almeida de Oliveira

Virgínia Santos de Holanda Vieira

Georgiana de Oliveira Pereira

Antônio Gregório da Costa

Corpo Docente

Albino Oliveira Nunes

Aleksandre Saraiva Dantas

Marinalba Maria de Medeiros Morais

Cleide Regina Rodrigues

Corpo Discente

Vinícius Victor Soares Carvalho

Fernando Arthur de Araújo Moura

Layane Acadias Alves Basílio Padre

João Victor Marinho Costa

Egressos

Ulisses Levy Silvério dos Reis

José Queiroz Braga

Jerônimo Andrade

Reinilson Silva Pereira

Sociedade Civil

Iêda Maria Chaves Freitas

Darlly Noronha de Oliveira

Francisco Jales Júnior

Doryan Hilton Filgueira Bezerra

Pais de Alunos

Eilton Alves de Medeiros

Jaqueline Cunha de Vasconcelos Martins

Josenildo Jerônimo de Castro

Elvira Fernandes de Araújo Oliveira

 

Ações do documento

Página em carregamento