OBMEP

Campus Mossoró é o mais premiado na OBMEP 2017

Ao todo, foram 21 premiações

Publicada em 07/12/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No dia 22 de novembro foi publicado o resultado final da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o IFRN, mais uma vez, foi destaque na competição, obtendo 140 das 195 premiações conquistadas por alunos do Estado do Rio Grande do Norte em 2017 no nível 3 (escolas de nível médio), entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.

O Campus Mossoró obteve o melhor desempenho dentre os Campi do IFRN, no que se refere à quantidade de medalhas e total de premiações. Ao todo, foram 21 premiações: 4 pratas, 1 bronze e 16 menções honrosas. Dentre os outros Campi do IFRN que se destacaram estão o Campus Natal-Central (com 20 premiações - 1 ouro, 2 pratas, 1 bronze, 16 menções honrosas), seguido do Campus João Câmara (15 menções honrosas).

O aluno Magno Ariel Alves Balbino, um dos premiados com medalha de prata, já tem em seu currículo outras duas medalhas de prata e uma de ouro, em edições anteriores da OBMEP, além de ter ficado em 4º lugar na Olimpíada de Matemática do Rio Grande do Norte, edição também deste ano. Para Magno, “A premiação é uma recompensa por seus esforços nos estudos e preparação”.

Nas palavras de Jailson Castro de Aquino Filho, também premiado com medalha de prata, “Receber essa premiação significa, além de uma alegria tremenda, a realização de um objetivo que foi almejado durante todo ano. Para isso tive que reservar uma parte do meu tempo para me dedicar a atividades voltadas à preparação para olimpíada. Após o êxito da preparação os benefícios são muitos, mas o principal deles é o conhecimento que obtive durante o processo e que levarei para toda a vida”. Jailson já coleciona outras duas medalhas (bronze) e uma menção honrosa em outras edições da OBMEP.

Segundo Marcos Eduardo dos Santos Targino, premiado com menção honrosa, receber esta premiação o deixa muito feliz, por lhe dar destaque no desempenho em matemática dentre os milhares do Brasil que participaram. Marcos já ganhou 1 medalha de bronze e outras 3 menções honrosas em edições anteriores da OBMEP.

Outros depoimentos dos alunos premiados: “Sinto uma enorme gratificação por receber essa premiação. Sinto reconhecida minha capacidade e retribuídos todos os anos que estudei” (Caio Dias Jiló); “É gratificante conseguir coisas através do meu estudo e da matéria que amo” (Stefani Juliana Matias); “Ganhando essa premiação(menção honrosa) conseguir avaliar meu conhecimento lógico e matemático” (Lucas Daniel Freitas de Sousa).

Dentre os alunos que se manifestaram sobre a premiação, muitos atribuíram extrema importância ao PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA, desenvolvido no Campus sob a coordenação do professor Joziel Lima, em parceria com os professores Fagno Albino e Elias das Neves. Para os alunos, o programa contribuiu de forma significativa em seus desempenhos na competição. Os alunos também relataram a existência de outros grupos de estudos que também contribuíram na preparação para a OBMEP.

Os alunos medalhistas nesta edição da OBMEP, que em 2018 continuarão no Ensino Médio, foram convidados para participar da 13ª edição do PIC – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR. O PIC é um programa que leva o aluno a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e o preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC o aluno receberá material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal-CNPq).

Já os alunos que estarão ingressando na Graduação poderão participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), que oferece a oportunidade de estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes do PICME recebem bolsas através de uma parceria feita com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

Confira a lista completa dos alunos premiados do Campus Mossoró:

Prata

OLUAP LOHAN DE OLIVEIRA PEIXOTO

STEFANI JULIANA MATIAS

VICTORIA LAIS VIANA TORRES

Confira os resultados no RN: http://premiacao.obmep.org.br/2017/verMenuAlunosPremiados-RN.htm