Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Câmpus Mossoró é destaque no site do MEC

O site destacou a qualificação profissional que o ProEJA levou à Peniteciária Federal de Mossoró.

Publicada em 26/08/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na última sexta (23) o portal do MEC, publicou a matéria "Separados por uma grade, alunos aprendem e esperam a liberdade", onde destacou o projeto desenvolvido na Penitenciária Federal, Fruto de uma parceria entre o Câmpus Mossoró do IFRN, a Secretaria Estadual de Educação e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça.

O curso de Gestão em Qualidade de Serviços ministrado na Penitenciária Federal de Mossoró combina parte presencial e a distância. Ao final de cada aula, os detentos levam tarefas para serem cumpridas individualmente, na cela. No conjunto são 1,4 mil horas, sendo 1,2 mil do curso regular do ensino fundamental e 200 horas de formação profissional.

A coordenadora do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) no câmpus Mossoró, Prof. Lúcia Lima, contou que os detentos demonstram interesse pelo curso porque ele traz uma série de vantagens no cotidiano da prisão.

Sem as aulas, ela explica, os presidiários passam 22 horas nas celas individuais. Quando estão estudando, nas segundas, terças e sextas-feiras, eles têm aulas de manhã, banho de sol, e aulas de tarde. Além disso, os dias de aula contam para a remissão da pena – a cada 12 horas de aula a redução é de um dia. A primeira turma certificou 12 alunos. Um deles não concluiu o curso porque foi transferido para outra unidade prisional.