Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBA E MOBFOG Virtual

Alunos(as) do Campus Mossoró conquistam 13 medalhas na XXIII OBA e na MOBFOG Virtual

Olimpíadas aconteceram nos dias 12 e 13 de novembro, mas o resultado só foi divulgado no dia 12 de dezembro

Publicada em 16/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os(as) alunos(as) do IFRN – Campus Mossoró, participantes da XXIII OBA e da MOBFOG Virtual – Mostra Brasileira de Foguetes Virtual, ganharam, ao todo, 13 medalhas (10 de prata e 3 de ouro) pelos bons resultados nas competições.  

O professor Marcelo Coelho, orientador dos alunos, expressou que a conquista veio em um momento oportuno. “Em meio a tanto obscurantismo e negacionismo, é importantíssimo termos os olhos voltados para uma educação científica de qualidade pautada no reconhecimento de que ainda é a ciência a nossa melhor fonte de compreensão do mundo social e natural. A conquista dessas medalhas é mais um ato de coroação do trabalho de formação integral desenvolvido pelo Campus Mossoró”, explica.

Para o aluno Magdiel Esaú, participar da OBA foi aprender um pouco sobre a imensidão do universo. “Foi uma experiência muito interessante aprofundar alguns conhecimentos que eu adquiri previamente em Física e entender o porquê de diversas coisas. Além disso, foi muito gratificante conquistar uma medalha na olimpíada e eu espero participar novamente”, expressa.

A aluna do 3º ano do curso Integrado de Mecânica Ana Liriel, ganhou uma medalha de prata e disse que esta conquista é gratificante, pois pode estimular a outras meninas a praticarem ciências.

“A paixão pelas estrelas vem desde nova, tenho como hobby assistir documentários sobre o universo, e desde que vi o certificado do meu tio da OBA tive muita vontade de fazer a olimpíada. No fundamental nunca tive a oportunidade de participar, pois o foco da escola onde estudava era outro, e o IFRN me proporcionou essa oportunidade de participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia pela primeira vez. Na Instituição, percebe-se que a maioria das premiações vão para os meninos, mas eu consegui conquistar uma medalha de prata. Fazer parte das premiações é gratificante, porque acredito que mais meninas como eu possam também adquirir reconhecimento através das olimpíadas científicas”, explica Ana.

Luiz Vintura, discente do 2º ano do curso Integrado de Eletrotécnica, recebeu medalha de ouro e contou que a experiência foi muito marcante. “Participar da OBA foi uma experiência extremamente benéfica para mim, porque pude, a partir do estímulo à pesquisa que a olimpíada me deu, aprender e aprofundar ainda mais em assuntos que já eram do meu interesse. E como resultado obtive uma medalha, fruto da minha curiosidade e do apoio dado pela OBA”, fala.

Já Sávio Emanuel, destacou a importância da Olimpíada Brasileira de Astronomia. “A OBA tem uma grande relevância, pois é um dos principais métodos para me incentivar a pesquisa de conteúdos relacionados a astronomia e astrofísica, me desafiando com questões relativamente difíceis. No ensino convencional pouco ou quase nada se é falado sobre tais assuntos tornando a olimpíada ainda mais importante”, conclui.

Lista dos alunos premiados

OBA

- Ana Liriel Cláudio Santos                          Integrado Mecânica 3º ano – Medalha de Prata

- Matheus de Sousa Matos Medeiros    Integrado Eletrotécnica 4º ano – Medalha de Prata

- Vitor Hugo Felipe de Moura                    Integrado Eletrotécnica 2º ano – Medalha de Prata

- Sávio Emanuel Ferreira da Mota           Integrado Eletrotécnica 2º ano – Medalha de Prata

- Magdiel Esaú da Silva Azevedo             Integrado Eletrotécnica 2º ano – Medalha de Prata

- Eduardo Aquino da Silva                          Integrado Informática 2º ano – Medalha de Prata

-  Eduardo Aquino dos Santos                  Integrado Eletrotécnica 1º ano – Medalha de Prata

- Jefferson Nogueira Jales Diniz                               Integrado Edificações 2º ano – Medalha de Prata

- Marcos Eduardo dos Santos Targino  Integrado Mecânica 4º ano – Medalha de Prata

- Pedro Vinícius Medeiros Crescêncio     Integrado Eletrotécnica 3º ano – Medalha de Prata

- Heronildo Almeida Luna Fernandes     Integrado Informática 4º ano – Medalha de Ouro

- Luiz Felipe Vintura Rocha                         Integrado Eletrotécnica 2º ano – Medalha de Ouro

 

MOBFOG Virtual

Trio formado por

Evellyn Jhady Negris de Carvalho, Jefferson Nogueira Jales Diniz e Antônio de Carvalho Júnior

Todos do Integrado Edificações 2º ano – Medalha de ouro