Campus Mossoró aprova doutorado na área de ensino
A previsão é de que o processo seletivo seja aberto no primeiro semestre de 2024
Publicada por Ellen Lima em 02/01/2024 ― Atualizada há 1 ano
Na última quinta-feira, 28 de dezembro, o IFRN Campus Mossoró aprovou curso de Doutorado em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino). O propósito da instituição era ampliar o programa, que atualmente oferece o curso de mestrado, para incluir o doutorado.
O Posensino é uma associação entre a UERN, UFERSA e IFRN, que assume como compromisso o desenvolvimento de pesquisa teórico-prática nos diversos níveis, modalidades e áreas de ensino, dando ênfase no processo ensino-aprendizagem na escola pública. Pretende ainda possibilitar uma visão integradora e interdisciplinar da ação docente, capacitando para a docência e para a pesquisa na área de Ensino nos múltiplos espaços da escola pública.
O projeto foi submetido à avaliação e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa tem como ênfase o ensino na educação pública, o que torna a participação do Campus Mossoró tão importante, pois está contribuindo com a formação de professores, ao desempenhar um papel fundamental no aprimoramento do conhecimento e na transmissão desses aprendizados aos alunos.
O coordenador do programa, Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza, informa que o próximo passo é aguardar a autorização do Ministério da Educação (MEC) para que o edital de doutorado do POSENSINO possa ser publicado. A previsão é de que o processo seletivo seja aberto no primeiro semestre de 2024 e de que as aulas iniciem no semestre seguinte.
O Diretor Geral do Campus Mossoró, Prof. Hélio Pinheiro, comemora mais uma conquista institucional. Sob sua gestão, o campus se destaca pela oferta de programas stricto sensu da instituição, abrangendo agora 2 (dois) cursos de mestrado e 2 (dois) de doutorado. Ele ressalta que "há um compromisso do corpo de servidores docentes e técnicos que tem sido reflexo de um sólido trabalho de planejamento e execução de ensino de excelência para a região do Oeste Potiguar."
O Prof. Dr. Marcelo Coelho, que foi o coordenador durante o processo, destaca que o IFRN já diplomou, aproximadamente, 200 mestres, e que o doutorado será de suma importância para a região, pois possibilitará a especialização de docentes, contribuindo para o aprimoramento da qualidade educacional.