Campus é objeto de estudo na Pesquisa Eficiência na Administração Pública

A referida pesquisa é desenvolvida pelas estudantes, Amanda e Fabrísia, do Mestrado Profissional, em Administração, da UnP.

Publicada em 29/09/2015 Atualizada há 1 ano

O IFRN – Campus Mossoró recebeu, na última semana, a visita das servidoras públicas da UFERSA, Fabrísia e Amanda Freitas. Ambas foram recepcionadas pelo Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos.

O objetivo da reunião foi uma conversa pautada em questões alusivas à temática da pesquisa Eficiência na administração pública, desenvolvida pelas servidoras que são estudantes do Mestrado Profissional, em Administração, na Universidade Potiguar – UnP.O IFRN é objeto da pesquisa.

A referida pesquisa, dedicada à área da Administração Pública, está relacionada à produção de um artigo científico para ser apresentado a duas disciplinas do Mestrado, citado acima. “Neste primeiro momento do curso, voltamos nossa atenção para analisar a eficiência da administração nas Instituições Públicas Federais de Ensino Superior, em Mossoró. Isto é, Ufersa e IFRN.

De acordo com as servidoras, Fabrísia e Amanda, o foco central do estudo é investigar, especificamente, como o princípio da Eficiência, instituído de forma legal, em 1998, vem alterando as figuras de gestão, bem como as de administração, no IFRN e Ufersa.

Dessa forma, “visamos averiguar se o princípio da Eficiência, realmente, trouxe ganhos significativos para ambas as instituições de ensino, isso em termos de agilidade e qualidade nos serviços públicos”, explica Amanda Freitas.

As mestrandas partem do pressuposto de que as instituições públicas, ainda que burocráticas, têm plenas condições de prestarem serviços de excelência à sociedade. “Desde que, suas atenções não estejam voltadas, apenas, à otimização de recursos financeiros ou humanos. Pois, as mencionadas instituições devem buscar a constante melhoria da qualidade de vida do cidadão”, enfatiza Amanda.

Segundo as pesquisadoras da temática Eficiência na administração pública, é muito difícil mensurar dados como a eficiência no aspecto não apenas econômico, mas social. Por isso, elas decidiram entrevistar os gestores, máximos, das instituições, Ufersa e IFRN, para saberem o que ambos entendem por eficiência na administração pública. Bem como, acontece a aplicação e mensuração nessas instituições. “Também questionamos sobre a possibilidade de alternativas destinadas à melhoria da qualidade do serviço público prestado à sociedade”, finaliza Amanda Freitas.

O Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, atendeu, prontamente, as mestrandas, Fabrísia e Amanda Freitas, na Sala da Direção, prestando os devidos esclarecimentos solicitados por elas. Visando contribuir, de forma significativa, para o sucesso da mencionada pesquisa.