Bibliotecária defenderá dissertação sobre "Gestão do Conhecimento no IFRN-Campus Mossoró"

Elvira Fernandes pretende aplicar suas análises no Instituto.

Publicada em 20/04/2010 Atualizada há 1 ano, 5 meses

Uma organização moderna, de qualquernatureza, necessita, ao mesmo tempo, de talento, inovação e conhecimento, assimcomo de processos eficientes e eficazes para compartilhar e disseminar informações e, conseqüentemente, o próprio conhecimento gerado a partir dasatividades que desempenha.

Partindo desse pressuposto que a bibliotecáriaElvira Fernandes do Instituto Federal defenderá sua dissertação de mestrado intituladaAnálise das Políticas e Práticas naGestão do Conhecimento no IFRN- Campus Mossoró.

De acordo com o trabalho aplicado no Instituto queteve como linha de pesquisa o RH- Recursos Humanos foram identificados um “desconhecimentocompartilhado dos servidores na questão do que seria essa prática de gestão deconhecimento. Muitos não sabem que até cursos, palestra, e outros recursos deaperfeiçoamento do serviço, já é uma parte disso. Existe, sim, um conhecimento nonível estratégico, dos gestores. Mas é necessária a aplicação na base”, relataElvira.

Esta política é fundamental para as organizaçõespúblicas melhorarem a qualidade da prestação de serviços à sociedade. Paraqualquer órgão, no primeiro momento, pode gerar impacto, mas é simplesmente umareação ao novo. “É totalmente viável sua aplicação, é um processo que ocorreatravés do conhecimento das pessoas, um recurso intangível” salienta abibliotecária.

A abordagem e pesquisas da gestão do conhecimento noserviço público no Brasil é algo novo, tendo início na década de 90. Algumasinstituições obtiveram resultados bem significativos e é isso que a futuramestra pretende na sua pesquisa junto ao Campus Mossoró.

Incentivos governamentais podem sim transformar estarealidade. Recursos financeiros, Infra-estrutura técnica/física e RecursosHumanos é uma tríade que em parceria dá bons resultados. “A cultura dasorganizações públicas limita as pessoas, mas alguns obstáculos são feitos para suplantarmos”,enfatiza Elvira.

Com o trabalho concluído a bibliotecária pretendelevá-lo à equipe gestora do Instituto para a implantação de suas análises. Segundoela, com empenho de um bom grupo, será alavancado ainda mais o crescimento do Campus.As ferramentas utilizadas deverão buscar a eliminação da ineficiência, docomodismo e da desvalorização do funcionário público. "A partida já foi dada coma elaboração desta pesquisa e dissertação, deve-se agora desenvolver as competências essenciais", finaliza.

Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida por Elvira Fernandespara ser apresentado na pós-graduação em Administração da Universidade Potiguar-UNP. Ela espera que o trabalho venha a servir de base a outras instituições, dequalquer natureza, que queiram realizar ações semelhantes.

Para mais informações o email da bibliotecária é elvira.fernandes@ifrn.edu.br