ONHB

Aula inaugural de preparação para 12ª ONHB acontecerá no dia 18 de fevereiro

Para estudantes do turno da tarde, o horário será das 10h30 às 12:00h, e para (as) estudantes do turno da manhã, será das 14h às 15h30

Publicada em 14/02/2020 Atualizada há 1 ano

A primeira aula de preparação para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) será realizada na sala de projeções 2, do Campus Mossoró do IFRN, no dia 18 de fevereiro. Para os(as) estudantes do turno da tarde, o horário será das 10h30 às 12:00h, e para (as) estudantes do turno da manhã, será das 14h às 15h30.

As aulas são fundamentais para que as equipes possam se preparar para participar da competição. Os(as) estudantes-olímpicos veteranos(as) também estão convidados(as).

Inscrições para a 12ª ONHB

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Professores(as) e alunos(as) dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o país podem se inscrever através do site da ONHB.

Para participar, os(as) interessados(as) devem formar equipes compostas por um professor(a) de História e três alunos(a). A ONHB conta com seis fases online – com duração de uma semana cada – além da final presencial realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas-São Paulo. As provas começam no dia 4 de maio e seguem até 13 de junho. Já a grande final ocorre dias 15 e 16 de agosto.

Em 2019, seis equipes do Campus Mossoró, coordenadas pelo professor Gerardo Bastos, conquistaram medalhas de ouro (2), prata (1) e bronze (3), além de 17 medalhas de cristal que correspondem ao título de menção honrosa na grande final da 11ª ONHB.

A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello, Alessandra Pedro e Raquel Gryszczenko Alves Gomes.

Em suas dez edições, a ONHB firmou-se como uma empolgante competição, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Maiores informações no site da ONHB: www.olimpiadadehistoria.com.br

Site para inscrição: https://inscricoes.olimpiadadehistoria.com.br/inscricoes/onhb_12/new