Auditório do Campus Mossoró atenderá a normas de acessibilidade
Reforma termina no dia 14 de junho
Publicada em 21/05/2009 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Tornar o auditório mais acessível, edificado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa foi a exigência que resultou na reforma do auditório Francisco das Chagas Saraiva Aires. A obra teve início no dia 15 de abril e está prevista para ser concluída no dia 14 de junho.
Segundo a arquiteta e professora do Campus Mossoró, Karisa Pinheiro, algumas das ferramentas para atender às normas são a eliminação de barreiras arquitetônicas, a disponibilidade de comunicação, bem como a oferta de equipamentos e programas adequados. “Ser acessível é oferecer locais, produtos, serviços e informações efetivamente disponíveis ao maior número possível de pessoas independente de suas capacidades físico-motoras, perceptivas, culturais ou sociais”, explica.
A reforma prevê a substituição dos degraus do auditório por rampas, substituição das atuais portas por outras mais largas, sinalização, reforma das cadeiras e implantação de espaço para pessoas que utilizam cadeiras de roda. Após a conclusão da obra, toda a comunidade do Campus Mossoró será beneficiada. “Para uns, a inexistência de obstáculos arquitetônicos propiciará o acesso e uso do auditório com maior conforto. Para outros, a acessibilidade aparece como a única forma de acesso e utilização do ambiente”, conclui a professora.