Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Publicação

Artigo do Prof. Dr. Francisco das Chagas é publicado em livro da Editora CRV

O título do artigo é “Narrativas de histórias de vida e resiliência: quando o sujeito é o autor da sua formação. O autor também tem outras publicações disponíveis.

Publicada em 05/03/2015 Atualizada há 12 meses

O Prof. Dr. Francisco das Chagas Souza Silva, do IFRN – Campus Mossoró,teve o seu artigo intitulado “Narrativas de Histórias de Vida e Resiliência: quando o sujeito é o autor da sua formação” publicado pela Editora CRV, no livro"Temas de Educação: olhares e caminhos". Confira Aqui.

O experiente profissional da área educacional tem inúmeras publicações, reflexo do seu talento e dedicação ao longo da carreira de docente. “Tenho outros capítulos em livros publicados, artigos em periódicos e publicação de dois livros, além da organização de outros trabalhos”, informa o Prof. Dr. Francisco das Chagas.  

Confira as publicações do Prof. Dr. Francisco das Chagas Souza Silva AQUI

Apesar da vasta experiência do autor, a publicação do referido artigo no livro "Temas de Educação: olhares e caminhos" é um importante momento na carreira do Prof. Dr. Chagas, por marcá-la com mais essa obra que, com certeza, soma para enriquecer o sistema educacionalA experiência de publicação em uma obra de circulação internacional, juntamente com pesquisadores de outras instituições, é sempre muito enriquecedora, pois contribui não apenas com o nosso crescimento pessoal e acadêmico, mas também com o crescimento e reconhecimento da nossa instituição como espaço de pesquisa e de produção intelectual”, frisa.

De acordo com o Prof. Dr. Chagas, o artigo ressalta a existência de uma relação íntima entre memória, narrativa de vida, resiliência e autoformação. O autor defende, ainda, que, quando um sujeito se dispõe a dizer ‘era uma vez’ e a contar ao outro ‘o que’ e ‘como’ lhe ocorreu uma experiência, ele não faz outra coisa senão interpretar um acontecimento, atribuir significados a um mundo perturbado, dar ordem ao caos, formar-se.

“Malgrado o relato anuncie fatos que, para o narrador, seja da ordem do fracasso e da necrose, essa narrativa poderá se constituir num instrumento pelo qual o sujeito protagonista traçará uma outra trajetória que lhe proporcionará um novo fluxo de vida. Acreditar nessa possibilidade é crer na esperança, na solidariedade e na união dos grupos sociais através das lembranças individuais e coletivas, mesmo que estas sejam incessantemente reconstruídas. É crer também que, mesmo sendo frágeis, somos sujeitos com capacidade de suportar não apenas o sofrimento e a violência de uma readaptação forçada, mas também de potencializar a resiliência, dar um novo sentido à vida, mesmo que esta se apresente áspera em certos momentos da nossa existência”, em síntese, o autor. Enfim, o livro é uma coletânea de artigos que têm a educação, a formação e a autoformação como centro.

O Campus Mossoró, por meio do Diretor-Geral, Jailton Barbosa dos Santos, e do Diretor Acadêmico, Hélio Henrique Cunha Pinheiro, parabeniza o Prof. Dr. Francisco das Chagas Souza Silva pela publicação do artigo “Narrativas de Histórias de Vida e Resiliência: quando o sujeito é o autor da sua formação” pela Editora CRV, no livro"Temas de Educação: olhares e caminhos".

Confira a sinopse do livro "Temas de Educação: olhares e caminhos"

O livro "Temas de Educação: olhares e caminhos" é um esforço intelectual no sentido de compreender e apreender as trilhas e veredas por onde passaram e passam a educação. É um material que em sua essência prima pela diversidade sem perder de vista a unidade.

O presente livro é fruto de pesquisas e estudos por uma equipe de professores e estudantes das políticas públicas educacionais. Podendo Chamar a atenção do leitor para a pluralidade de temas contidos no livro. São objetos de estudos múltiplos desenhados em diferentes espaços territoriais, daí a sua profunda riqueza.

O livro traz uma parte considerável da experiência dos seus autores no campo educacional. Muitas são as razões e motivações que levaram os autores seguirem o mesmo caminho que teve como ponto de partida o presente livro.

Prenhe de significados, cada texto imbui-se da marca de seu(s)/sua(s) autor(es)/(as) que tecem seus escritos a partir também de suas histórias devida, portanto trata-se do modo de ser e estar deles/as no cotidiano de suas vidas acadêmicas.

Com a leitura deste livro objetiva-se que cada leitor/a aproprie-se um pouco mais da realidade da educação e, assim, possa também comprometer-se com o processo de transformação que se faz necessário em tempos de crise.

Educação é um ato que vai para além da sala de aula, perpassando o campo ético. A leitura deste livro requer dois cuidados: 1) a assimilação de que escrever não é uma ação fácil, e, 2) atentar para a pluralidade já anunciada de tal modo que se tenha a apreensão da totalidade.

Fonte: Editora CRV

Compre o livro "Temas de Educação: olhares e caminhos" AQUI


O Prof. Dr. Francisco das Chagas Souza Silva possui graduação em História (UFPB), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UERN) e doutorado em Educação (UFRN). É professor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos "Educação e Complexidade" (GEEDUC-IFRN). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História oral e memória, narrativas autobiográficas, história de vida e autoformação, Educação Profissional, saberes docentes, formação e desenvolvimento docente, saberes escolares, história da educação.