Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Olimpíada Brasileira de Informática

Alunos do IFMO são finalistas na Olimpíada Brasileira de Informática 2019

Pedro Dombroski, Pablo Xavier e Thiago de Oliveira irão realizar a etapa nacional neste sábado (21)

Publicada em 20/09/2019 Atualizada há 12 meses

OBI é realizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Três alunos do Campus Mossoró, coordenados pelo professor Clayton Maciel, estão classificados para a fase nacional da XXI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) que acontecerá neste sábado (21), no Colégio Mater Christi.

Pedro Dombroski, Pablo Xavier e Thiago de Oliveira estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, realizaram no mês de maio, a primeira etapa (local) e em agosto a segunda etapa (estadual). Nesta fase final, eles irão competir com estudantes de todo o país, mostrando seus conhecimentos e habilidades.

A Olimpíada ocorre em duas modalidades: a primeira delas é a de iniciação, da qual participam escolas de ensino fundamental, e a segunda é a modalidade de programação, para os ensinos médio e superior.

A OBI é realizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Se trata de uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como por exemplo, a de Matemática, Física e Astronomia.

O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Premiação: certificados, medalhas e cursos

Todos os participantes da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.

Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação (exceto os do Nível Sênior) serão convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas (SP), à qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis, do básico ao avançado.

Os estudantes da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da Unicamp e acontecerão em datas divulgadas oportunamente.

Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 80 países.