Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Visita Técnica

Alunos do curso de Mecânica realizam visita técnica às instalações da empresa Sonangol

Os alunos estiveram sob a coordenação do professor Felipe Bento e contou também com o envolvimento do professor João Maria, ambos da área de Mecânica.

Publicada em 29/04/2019 Atualizada há 1 ano, 8 meses

Alunos visitando a empresa Sonangol. Foto: arquivo pessoal.

Na manhã da última quarta-feira (24), os alunos do Curso Técnico em Mecânica, na modalidade subsequente, das disciplinas de Tubulações Industriais, Elementos de Maquinas e Hidráulica e Pneumática I, visitaram a estação coletora de carnaúba, localizada no campo de produção de Sabiá Bico-de-Osso, operado pela empresa Sonangol, na zona rural de Mossoró/RN. A Sonangol é uma grande empresa petrolífera estatal angolana, vocacionada na produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, que opera na região em regime de concessão com a Petrobras SA. 

Na visita técnica, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processamento primário do petróleo na estação, desde a chegada dos poços até o envio para as refinarias, passando pelos tipos de tubos e acessórios utilizados para o escoamento dos fluidos e equipamentos mecânicos conectados, bem como o plano de manutenção executado.

A visita foi acompanhada pelo Supervisor de campo Gabriel Soares, o operador da estação André e o técnico de segurança do trabalho Braz Santana. Os alunos estiveram sob a coordenação do professor Felipe Bento e contou também com o envolvimento do professor João Maria, ambos da área de Mecânica.

“A visita técnica em si é muito importante para consolidação do conhecimento visto em sala de aula, criando um casamento perfeito entre a teoria e a prática. Enquanto participantes do IFRN, queremos agradecer a disposição da Sonangol e também do coordenador da base Assilon Lopes em receber nossos alunos, tendo em mente a grande importância de momentos como esse para o crescimento profissional dos aspirantes à área tecnológica”, destacou o prof. Felipe Bento. 

 

Por Greyce Veneranda