OQRN

Alunos do Campus saem vencedores na XV Olimpíada de Química do RN

Por isso, me sinto muito gratificado com essa classificação, percebo que estou no caminho certo, que estou aprendendo mais com ela, que a Instituição está cumprindo com seu papel de ensinar com qualidade, e que o esforço de cada um de nós está valendo a pena”, fala entusiasmado, o aluno, Pedro Victor.

Publicada em 02/12/2014 Atualizada há 1 ano

Quatro alunos do Campus foram classificados entre os destaques da Olímpiada de Química do Rio Grande do Norte – 2014. Os professores de Química do Campus que ficaram responsáveis pela ligação entre a Olímpiada de Química do Rio Grande do Norte e os alunos que participaram da competição foram Denilson Maia e Ana Maria, ao final eles tiveram a satisfação de ter quatro dos seus alunos entre os premiados.

“A OQRN funciona em parceria com as escolas, onde o professor responsável faz uma seleção interna com os alunos interessados em participar do evento. Em seguida, eles fazem uma prova escrita com os conteúdos de química do ensino médio. Posteriormente, se passarem, eles participarão de etapas em nível regional e nacional. Eles fazem a pontuação dos primeiros colocados e também premiam os que alcançarem bons resultados com a chamada menção honrosa”, esclarece, o professor de Química do Campus, Denilson Maia.

O referido professor ilustra ainda que ao contrário de escolas que reúnem grupos de alunos para se prepararem para o evento, os do IFRN/MO não fazem esse tipo de trabalho, pois “realizamos as etapas de seleção com os alunos interessados e ele participam com os conteúdos ministrados nas disciplinas regularmente oferecida nos seus respectivos cursos e por méritos próprios. Não há, no caso da química, nenhuma preparação extra para o evento. E como sempre tem ocorrido, desde que estamos nessa tarefa, nossos alunos marcam presença na cerimônia de premiação”, enfoca.

Para Denilson Maia, é de suma importância a participação dos alunos em eventos como esse, pois as chamadas olimpíadas das disciplinas do ensino médio tem como objetivo estimular os alunos a se envolverem mais com os conteúdos da ciência em questão, no caso a Química. “É uma motivação adicional face ao processo de formação em que eles se encontram, ou seja, a escolha da profissão a seguir”, explica.

Um dos destaques classificado da Olimpíada foi o aluno Pedro Victor Freitas Sarmento, do 2º ano, do curso de mecânica. Ele expressa sua felicidade de ter participado do evento: “para mim, foi muito importante participar dessa Olimpíada, pois ela é mais do que uma simples prova ou competição, ela é um desafio que testou os meus conhecimentos e a minha capacidade de interpretação. Por isso, me sinto muito gratificado com essa classificação, percebo que estou no caminho certo, que estou aprendendo mais com ela, que a Instituição está cumprindo com seu papel de ensinar com qualidade, e, que o esforço de cada um de nós está valendo a pena”, fala entusiasmado, o aluno.

Confira os nomes dos classificados:

- LUAN LINCOLN CUNHA RIBEIRO, monitor de química, ganhou medalha de bronze, na  Modalidade A.

- PEDRO VICTOR FREITAS SARMENTO, ganhou menção honrosa na Modalidade A.

- JOSÉ ARILTON PEREIRA FILHO, ganhou menção honrosa na Modalidade B.

- SAMUEL MARINHEIRO DE SOUZA MELO, ganhou menção honrosa na Modalidade  B

A cerimônia oficial de premiação acontecerá em Natal/RN, no próximo dia 16/12/2014, no Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFRN, a partir das 15h30. “Ficamos muito felizes com mais este resultado da nossa Instituição, parabéns a vocês professores e aos alunos!” Felicita, o Diretor Acadêmico do Campus, Hélio Henrique Cunha Pinheiro.

O professor Denilson Maia também deixa sua mensagem de incentivo aos 4 alunos que se destacaram na Olimpíada: “felicito-me com a conquista dos meus alunos. Todo o mérito pelo esforço pessoal e pelo espírito participativo. Que de futuro, experiências como esta, possam influenciar positivamente na vida de cada um deles, avançando sempre na conquistas dos ideias abraçados”, finaliza.