Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Festival de curtas

Alunos do Campus Mossoró exibem curta-metragem em Vitória da Conquista (BA)

Exibição aconteceu durante o evento Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas

Publicada em 04/10/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos(as) Rafael Praxedes, Vanessa Cavalcante e Johnnatan Mota com o Diretor-Geral do Campus Vitória da Conquista, professor Jaime Filho.

O curta-metragem "Lado A, Lado B", dos(as) estudantes Johnnatan Mota, Rafael Praxedes e Vanessa Cavalcante, do Campus Mossoró, foi exibido durante a programação do Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas, que aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus de Vitória da Conquista. 

O evento realizou-se no período de 24 a 28 de setembro e a produção audiovisual do IFMO ainda foi objeto do bate-papo “Lado A, Lado B: Existe felicidade nas redes sociais? Interferências do uso das plataformas digitais”, ministrado por especialistas na área da Psicologia. “Na roda de conversa, explicamos como foi o desenvolvimento do curta-metragem, as dificuldades, facilidades, a base das pesquisas que realizamos para construir a argumentação do produto e discutimos acerca das redes sociais, suas consequências e benefícios”, conta o aluno Johnnatan Mota.

"Lado A, Lado B" foi desenvolvido em 2017, para a disciplina de Sociologia II - Cibercultura, sob coordenação da professora Ana Eliza Trajano e trata das interferências do uso das plataformas digitais no comportamento humano, alertando para o uso seguro, responsável e eficiente das redes sociais digitais. O curta também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, no ano 2017 e está disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=lFylFs_p3sU.

O estudante Johnnatan Mota conta que a equipe do Campus foi muito bem recebida tanto pelos gestores do IFBA - Vitória da Conquista, quanto pela organização do evento e que, ao final do evento, receberam um troféu feito por um artista conquistense em agradecimento pela participação. “Ficamos alojados na própria instituição e não nos faltou nada lá. Participamos de diversos momentos do evento, como o Show de Cosplays, demais mostras e concedemos uma entrevista ao setor de comunicação do campus, juntamente com o Diretor-Geral da instituição”, diz.

“Sentimos que nossa presença nestes festivais e no Campus perpassou a espera física e atingiu a simbólica. Em um contexto de ataques à educação e suas produções, estabelecer uma ligação entre institutos federais e representar o IFRN e suas multiplicidades técnicas, científicas, artísticas e culturais é, no geral, um passo importante e, no subjetivo, uma experiência ímpar. Só temos a agradecer pelas oportunidades proporcionadas por essa instituição-casa e pelo apoio dado por nossas professoras Euza Raquel e Ana Eliza Trajano, como também ao Núcleo de Audiovisual o IFRN - Campus Mossoró (NUAV) e o NUARTE (Núcleo de Artes) deste mesmo Campus e a todos que nos incentivam diariamente”, expressa Mota.

O Curta 5

O Curta 5 é voltado para a produção audiovisual de cunho educativo e cultural destinado a estudantes do IFBA e de outras instituições interessados em artes gráficas e digital. O festival tem como desafio a produção de um vídeo de até cinco minutos com temática livre.

Criado em 2010, o festival promove novos talentos na área cinematográfica e incentiva o uso de tecnologia na escola. Além da exibição de filmes, o Curta 5 promove uma série de atividades paralelas como debates, oficinas, mostras infantis, desfile cosplay e exposições.