Olímpiada de Empreendedorismo
Alunos do Campus Mossoró conquistam medalha de prata na Olimpíada de Empreendedorismo 2025
Estudantes representaram o IFRN Mossoró, a única instituição federal entre os finalistas, e alcançaram a medalha de prata na etapa nacional, realizada em São Paulo.
Publicada por Rayssa Jales em 19/01/2026 ― Atualizada em 19 de Janeiro de 2026 às 09:24
Os estudantes Pietro de Oliveira Souza e João Igor Azevedo Lemos, ambos de 16 anos e alunos do curso técnico em Informática do IFRN Campus Mossoró, foram destaque nacional na Olimpíada de Empreendedorismo 2025. Após chegarem à final, realizada nos dias 08 e 09 de dezembro, em São Paulo, os alunos conquistaram a medalha de prata, celebrando uma trajetória marcada por inovação, dedicação e trabalho em equipe.
Entre as equipes finalistas, os estudantes do IFRN se destacaram por representarem a única instituição federal presente na competição, evidenciando a qualidade da formação oferecida pela instituição e o compromisso com a excelência acadêmica e a inovação. A participação também representou um marco para os alunos, que tiveram a oportunidade de representar a região Nordeste em uma disputa com predominância de equipes das regiões Sudeste e Sul.
O projeto de startup desenvolvido pelos estudantes consiste em um site que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem. Trata-se de uma plataforma de estudos na qual os conteúdos que não foram plenamente compreendidos pelos alunos são revisados de acordo com o nível de dificuldade de cada um. A plataforma conta com diversos recursos, como lista de tarefas, método Pomodoro, vídeos, flash cards e métodos de estudo personalizados por meio de inteligência artificial (IA), adaptados às dificuldades individuais de cada aluno. Segundo Pietro e João, cerca de 70% dos alunos brasileiros não conseguem compreender plenamente os conteúdos ministrados em sala de aula, e apenas 39% desses estudantes têm condições de pagar por escolas de reforço, com base em dados que indicam que dois a cada três estudantes no Brasil necessitam de algum tipo de reforço escolar.
Os estudantes também reforçam a importância da participação dos jovens em olimpíadas e eventos que estimulem o pensamento e a criatividade. “No fim, o que destaca o aluno dos outros são as atividades extracurriculares que são feitas fora da escola, é o que o diferencia dos demais”, afirma Pietro. “As atividades extracurriculares, como as olimpíadas, são ferramentas fundamentais para o processo de candidatura em universidades, principalmente para aqueles que desejam vaga no exterior”, reforça João.
Os discentes pretendem continuar investindo no projeto e aprimorando constantemente suas funcionalidades, com o objetivo de torná-lo cada vez mais eficaz no apoio ao aprendizado dos estudantes. Os jovens planejam concorrer novamente no próximo ano, expandindo o seu projeto para novas instituições e alcançando um número ainda maior de estudantes em todo o país, consolidando a iniciativa como uma ferramenta de apoio educacional relevante e acessível.
O IFRN parabeniza os alunos pela conquista e destaca seu compromisso em promover o protagonismo estudantil, estimulando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de competências acadêmicas e profissionais que preparam os estudantes para os desafios do futuro.
- Palavras-chave:
- Olimpiada IFRN Campus Mossoró Empreendedorismo