Aula de Campo - Empreendedorismo

Alunos do Campus fazem Aula de Campo, em Natal, sobre Empreendedorismo

O objetivo da aula é oportunizar aos alunos mais conhecimento ao analisarem de perto diversos lugares que retratam temáticas sobre empreendedorismo abordadas em sala de aula.

Publicada em 01/12/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Alunos dos cursos de Mecânica, Informática e Gestão Ambiental, do Campus Mossoró, fazem aula de campo em Natal, orientados pelo professor Paulo Sidney, Coordenador da Incubadora do Campus Mossoró. A temática escolhida para a realização da aula foi o empreendedorismo.

Assim sendo, o grupo de estudantes teve a oportunidade de visitar a Feira do Empreendedorismo Potiguar 2014, promovida pelo SEBRAE, em Natal. Isso mesmo, “foi um mega evento com uma vasta e diversificada programação. Na Feira, nossos alunos puderam conhecer experiências nos vários setores da economia, participar de minicursos, palestras orientações sobre negócios e debates altamente instigadores sobre o mundo do empreendedorismo”, frisa o Coordenador da Incubadora do Campus.

No total, foram realizadas 21 mil visitas à Feira do empreendedor Potiguar 2014, em quatro dias de evento. Atualmente, o tema empreendedorismo é muito discutido, pois “no Brasil, de cada quatro brasileiros três gostariam de abrir seu próprio negócio. O que falta a eles é capacitação e o assessoramento necessário para minimizar os riscos inerentes a qualquer negócio”, explica Paulo Sidney.

Ainda de acordo com o Professor, a viagem de estudos possibilitou também aos alunos conhecer as experiências de incubação dos dois principais Núcleos Acadêmicos de Incubação de Empresas: À Incubadora Tecnológica do campus Natal Central (com mais de 10 empresas incubadas) e a Incubadora Inova Metrópole (UFRN).

Paulo Sidney também informou que os alunos assistiram a uma explanação sobre os objetivos, funcionamento e os resultados obtidos por esses dois núcleos, e que eles tiveram contato com algumas empresas incubadas.

“Para mim, ficou muito claro que as incubadoras cumprem um papel decisivo para interligar os projetos de pesquisa e extensão, os trabalhos de conclusão de cursos que são desenvolvidos nesses centros com a possibilidade de tais ideias se converterem em oportunidades de negócio. Pois, a incubadora propricia o suporte necessário para que os estudantes realizem análises técnica, econômico e financeira de suas ideias vis à vis às exigências do mercado e do mundo do trabalho”, orienta, Paulo Sidney.

As incubadoras fornecem esse tipo de suporte e assessoramento. Elas podem ser decisivas para que os estudantes tenham condições de acessar ao mundo do trabalho de forma competitiva e qualificada. E, para finalizar, os alunos do curso de Gestão ambiental ainda fizeram uma visita técnica ao Parque das dunas.