Torneio Virtual de Química

Alunos(as) do Campus Mossoró são finalistas no Torneio Virtual de Química da UNICAMP

Fase final acontecerá na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dia 30 de novembro

Publicada em 06/11/2019 Atualizada há 1 ano

Carlos Eduardo, Maria Helena Marinho e Gildo Neto estão na fase final do Torneio Virtual de Química.

“Eu estou muito feliz e surpresa com o desempenho deles, tendo em vista que esse torneio contém questões de nível de graduação. Não é comum alunos de nível médio se aventurarem e chegarem onde chegaram”, revela a professora Ana Maria Cardoso, coordenadora dos(as) alunos(as) finalistas do Torneio Virtual de Química (TVQ), Gildo Neto e Maria Helena Marinho ambos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica e Carlos Eduardo, do 2º ano também do Curso Técnico Integrado em Mecânica.

O TVQ é uma competição realizada por estudantes de graduação dos cursos de Química e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e busca estimular o interesse e o estudo da Química, bem como também incentivar a entrada de alunos mais motivados nas universidades, em especial no que concerne às áreas de ciências exatas e biomédicas.

Segundo a professora Ana Maria, no processo de preparação ela colaborou com orientações básicas sobre referências bibliográficas com bases científicas construídas ao longo do desenvolvimento das disciplinas de Química I e Química II, mas o principal fator deste resultado foi a grande força de vontade deles(as). “Estudaram sozinhos(as), pesquisaram sozinhos(as). Eles(as) acreditaram que podiam ir mais além e foram. Estão maravilhados(as), mais confiantes e certos(as), de que, com esforço podem chegar a qualquer distância”, destacou a coordenadora Ana.

O torneio consiste em 3 fases. As duas primeiras fases não são presenciais e são constituídas por questões que abordam assuntos em geral pouco triviais ao ensino médio, podendo ser realizadas em grupos de até três alunos, como um estímulo à consulta à literatura e à discussão com professores. Já a terceira e última fase é presencial e ocorrerá na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no dia 30 de novembro.

O aluno Carlos Eduardo confessa que, no início, ele e os(as) colegas sentiram um pouco dificuldade. “O torneio trabalha assuntos mais complexos, muitos vistos apenas no ensino superior de uma faculdade de química, por exemplo, mas, com muita determinação e estudo, conseguimos resolver as questões propostas”, disse Carlos.

Para os(as) finalistas, a sensação deste momento é poder estimular os outros alunos da Instituição, além de obterem experiência acadêmica. Já para a professora, toda a trajetória desses alunos na competição mostra o esforço, a autonomia e a confiança neles mesmos estimulada pelo Campus Mossoró. “Eles se aventuraram nesta viagem (fases do Torneio) porque são muito autônomos nos estudos. É um grande legado que essa escola deixa para quem passa por aqui: aprender a estudar e acreditar no potencial que tem”, expressa Ana.