Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

intercâmbio

Aluno do Câmpus Mossoró retorna dos EUA após 1 ano letivo

Em entrevista, o aluno Kawe Vieira, do Curso Técnico em Informática, conta como foi a experiência acadêmica no estado do Texas.

Publicada em 26/07/2013 Atualizada há 1 ano

O aluno Kawe Vieira conquistou a bolsa de estudos do programa “Global Citizens of Tomorrow”Cidadãos Globais de Amanhã (em tradução livre), uma parceria do AFS Intercultural Programs e da British Petroleum (BP), que ofertou oito bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos. Após participar de um processo seletivo e concorrer com mais de 1.400 candidatos espalhados pelos quatro cantos do país, obteve êxito e foi um dos oito contemplados para esse intercâmbio.

A equipe da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Câmpus Mossoró (COCSEV/MO) entrevistou Kawe, onde ele conta como foi essa experiência enriquecedora.

COCSEV/MO - Fale um pouco sobre a escola em que você estudou. Como era a convivência?

Kawe - “Nos Estados Unidos, eu estudei em uma instituição de ensino médio chamada Cypress Fairbanks High School. Minha escola possuía três mil e quinhentos estudantes e estava inclusa no distrito escolar número um do estado do Texas. Em Cy-Fair High School, me envolvi em várias atividades extra curriculares e consegui meu lugar entre os estudantes. Eu fiz grandes amigos, ao longo do ano escolar, e esse fator foi essencial para o processo de adaptação ao novo ambiente. Toda a matriz curricular cursada por mim no Instituto Federal foi aproveitada por parte da secretaria escolar responsável e logo me tornara elegível para a graduação. Graças a flexibilidade e ao apoio constante de todos os meus professores, me formei com honras acadêmicas em Cy-Fair.”

COCSEV/MO - Qual foi a duração do intercâmbio?

Kawe - “Um ano acadêmico (11 meses).”

COCSEV/MO - O que você mais gostou do País?

Kawe - “Sem dúvidas, a diversidade cultural que pude encontrar na escola. Tive contato com pessoas do mundo inteiro, e boa parte delas não estava em um programa de intercâmbio. Conheci pessoas que, apesar de terem deixado a vida em seus respectivos países para buscar oportunidades numa nação estrangeira, preservavam seus costumes e identidade de forma surpreendente. Por toda minha experiência, quebrei paradigmas e finalmente pude entender a vida estrangeira nos Estados Unidos.”

COCSEV/MO - No intercâmbio você viu semelhanças entre o nosso ensino e o ensino nos Estados Unidos?

Kawe - “Eu percebi semelhanças entre o Instituto Federal e Cy-Fair High School, sim. Ambas escolas possuem suas matrizes curriculares divididas em quatro anos e permitem que o aluno se profissionalize no final do curso. Ainda, nosso instituto e as escolas públicas norte-americanas possuem alunos vindos de diversas classes sociais, e estimulam a interação entre esses alunos por meio de atividades artísticas e desportivas.”



COCSEV/MO - O que você achou dessa experiência e o que ela contribuiu na sua formação pessoal e profissional?

Kawe
- “Minha experiência de intercâmbio foi sem igual. Cada minuto vivido em Cypress – Texas foi uma lição de consciência global, patriotismo, tolerância, respeito e cordialidade. Morar fora nos ensina a valorizar os laços familiares e a cortejar a nossa nação em seus mais simples aspectos. Eu me tornei uma pessoa mais paciente, aplicada, e acima de tudo, independente. Profissionalmente falando, minha formação internacional me abriu portas para inúmeras possibilidades no Brasil e nos Estados Unidos. Todos os bolsistas têm sido incentivados a seguir carreira profissional na companhia de energias responsável por nossa experiência fora do país. Além disso, fui selecionado para o programa Oportunidades Acadêmicas (OG), que auxilia estudantes de excelência acadêmica no processo candidatura a programas de graduação em instituições americanas como Harvard University, UPenn, Amherst College, Berea College, Providence College, entre outras.”

COCSEV/MO - Que conselhos você daria aos interessados em fazer intercâmbio?

Kawe - “Pesquisem, estudem e estejam preparados para se candidatar a qualquer momento. Não hesitem, por mais difícil que pareça, suas chances nunca serão nulas. O programa Global Citizens of Tomorrow continuará e o número de bolsas será maior, nos próximos anos. Essa experiência tem potencial para mudar sua visão do mundo por completo e lhes formar como cidadãos globais, prontos para fazerem parte do cenário socioeconômico dos anos que estão por vir.”