Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Publicação de livro

Aluna do Campus Mossoró escreve livro de ficção sobre transtornos mentais

Obra está prevista para ser lançada no IFMO, no Festival de Artes

Publicada em 14/11/2019 Atualizada há 1 ano

Publicação do livro é um sonho antigo de Clara Fernandes.

Intitulado de “Setores – Desafie o Setor 1”, o livro de Clara Fernandes, aluna do Curso Técnico Subsequente em Saneamento, trata sobre transtornos mentais e o preconceito ainda existente a respeito deste assunto. “No país fictício do livro, a jovem Melissa é enviada ao Setor 1, o local onde os portadores de transtornos mentais são enviados para trabalhar para o resto da população considerada normal. A emoção do livro também gira em torno do irmão mais velho de Melissa, Nicholas, que tenta a todo custo tirar ela de lá”, conta Clara.

A obra, que está prevista para ser lançada no IFMO, no Festival de Artes, foi inspirada em situações pessoais. “Há 7 anos eu lido com transtornos mentais. Eles me acompanharam e infelizmente muitas pessoas não compreendem a situação que eu vivencio, então achei que se eu mostrasse numa ficção o que eu sinto, seria uma forma leve de mostrar a realidade”, esclarece a escritora.

O livro foi totalmente produzido de forma independente e o processo de criação durou cerca de 6 meses. “Eu montei a ideia geral e fui anotando os pontos principais. Em seguida eu usei o conhecimento que eu já possuía com relação as reações e consequências dos transtornos mentais”, explicou a aluna.

Para a jovem autora, a publicação do livro é um sonho de anos e que agora está se realizando. “É uma sensação inexplicável. Há anos eu sonhava em realmente publicar uma obra desse tipo e depois de diversas tentativas eu sinto um alívio de saber que uma história minha pode parar nas mãos de muitas pessoas”, revela.

Saúde mental: todos nós podemos estender a mão para ajudar ao outro

Transtornos mentais como a ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, podem afetar qualquer pessoa em qualquer época da sua vida. Essas crises de saúde mental ocasionam uma variedade de condições que abalam o humor, o raciocínio e o comportamento.

Pessoas nessas situações devem receber apoio, compreensão e compaixão. Caso contrário, se sentirão isoladas e temerosas em buscar ajuda efetiva e tratamento com os profissionais de Psicologia.

Independente de quem formos e o que fazemos, nós podemos combater os efeitos danosos do estigma estendendo nossa amizade, apoio e compreensão ao invés de julgarmos e discriminarmos. A saúde mental é componente chave de uma vida saudável.