Intercâmbio

A aluna vai concluir o Ensino Médio na United World College Dilijan

Publicada por Ellen Lima em 15/08/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

ALUNA INTERCÂMBIO ARMÊNIA

Estela Santos, estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IFRN Campus Mossoró, foi selecionada na United World College Brasil, para estudar na Armênia, onde irá concluir o ensino médio. A organização seleciona estudantes brasileiros que estão no Ensino Médio para cursar o programa de Bacharelado Internacional (IB) por 2 anos em um dos 18 colégios United World College (UWC) ao redor do mundo. Estela informa que conheceu a organização através de um vídeo no YouTube em 2021, e que imediatamente se apaixonou pela ideia de estudar fora e concluir seu ensino médio com um diploma internacional.

Processo Seletivo

O processo seletivo da UWC Brasil é longo, composto por inscrição preliminar, formulários com redações, provas, entrevistas e, por fim, uma etapa de convivência. Estela declara que passou por esse processo duas vezes: na primeira, só chegando até a etapa da prova; e na segunda, finalmente conseguiu a vaga. Assim, com determinação e perseverança, ela realizou um sonho que, sem dúvida, será de grande importância para sua vida acadêmica e, futuramente, para sua carreira profissional

A jovem ainda relata estar muito ansiosa para o início das aulas, pois isso permitirá que ela conheça melhor a dinâmica da escola e seus futuros colegas “ moramos nas escolas, viveremos como uma família e desenvolvemos uma responsabilidade maior, pois teremos que cuidar de nós mesmos” declara.

Com expectativa, ela já selecionou as disciplinas que deseja cursar, mas ressalta que pode mudar de ideia após assistir às aulas, caso não se identifique, destacando a flexibilidade da organização. Por enquanto, as disciplinas são: Estudos em Língua e Literatura: Português autodidata (nível padrão), Aquisição da Língua: Inglês B (Nível difícil), Indivíduos e Sociedades: Política Global (Nível difícil), Ciências, Sistemas e Sociedades Ambientais (nível padrão), Aplicações e Interpretações: Matemática (nível padrão), As Artes: Artes Visuais (nível difícil).

Intercâmbio

A UWC é uma rede de escolas muito renomada internacionalmente, e ao concluir, os alunos obtêm o diploma International Baccalaureate (IB), que se trata de um um programa educacional globalmente reconhecido e administrado pela International Baccalaureate Organization (IBO) que visa a qualificação de seus participantes no exterior. A organização também disponibiliza atividades extracurriculares, e, embora ainda não tenha decidido, Estela evidencia o interesse em música, dança, cerâmica, boxe e simulações da ONU.

A estudante ainda cita que a organização disponibiliza o CAS (Criatividade, Atividade e Serviço), que solicita do participante que eles façam uma disciplina extracurricular em cada área dessas para garantir o diploma: “A própria escola organiza o calendário para que os alunos possam se envolver em atividades artísticas, esportivas e ainda ajudar o próximo com serviço voluntário, o que é maravilhoso”.

O papel do IFRN Campus Mossoró

Estela afirma que sente o impacto do seu desenvolvimento acadêmico, no qual o Campus Mossoró teve uma contribuição significativa. Ressalta, ainda, a gratidão pelo suporte financeiro que a instituição forneceu na fase presencial do processo seletivo, arcando com custos necessários.

Através de vontade e esforço, o IFRN Campus Mossoró oferece suporte educacional e financeiro aos seus alunos, sempre que possível, pois deseja garantir o sucesso acadêmico e a inclusão social. Além disso, os estudantes contam com apoio pedagógico, orientação profissional, e diversas atividades extracurriculares que enriquecem a formação integral dos alunos. Essas iniciativas buscam não apenas proporcionar uma educação de qualidade, mas também assegurar que todos tenham as condições necessárias para se dedicarem plenamente aos estudos.

Por fim, a estudante expressa sua ansiedade para conhecer novas pessoas e vivenciar diferentes culturas, mas ressalta que sentirá muita saudade da família, dos amigos e dos professores que marcaram seu tempo na instituição. Ela ainda dá uma dica para aqueles alunos interessados em se candidatar à UWC: “seja você mesmo!”

O IFRN Campus Mossoró parabeniza Estela Santos por essa conquista e deseja que ela realize todos os seus sonhos acadêmicos e profissionais.