Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

cantinho verde

Aluna de Gestão Ambiental participou do I SEMBRAGIRES promovido pela UFRN

No seminário, a aluna Raphaela Cristina, ministrou a oficina “Cantinho Verde”, que consiste na criação de uma horta vertical.

Publicada em 03/12/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No último dia 27, a aluna do 2º ano do curso de Gestão Ambiental, Raphaela Cristina Andrade de Araújo, participou do I Seminário Brasileiro de Gestão Integrada de Resíduos (SEMBRAGIRES), ministrando a Oficina “Cantinho Verde”, que consiste na criação de uma horta vertical. O evento, realizado em Natal pela UFRN aconteceu entre os dias 25 á 29 de novembro.

A oficina, que também foi chamada de “Jardim Suspenso” pelos mais de 20 alunos participantes, abordou todo o processo de construção da horta vertical, desde os materiais utilizados até os tipos de plantas que são propícios para esse cultivo. A compostagem para preparar a terra foi um dos temas abordados na oficina. Em geral foram utilizados sempre materiais reciclados ou reutilizados, como garrafas PET, palettes geralmente usados na agricultura e no comércio e até mesmo gradeados de madeira utilizados em camas.

O projeto, concebido em parceria com o também aluno de Gestão Ambiental, Arthur Campelo, pode ser desenvolvido tanto em casas como em apartamentos, pois ocupa pouco espaço. As plantas que podem ser cultivadas variam desde hortaliças como alface, cebolinha, coentro, pimenta de cheiro, tomate cereja, ainda plantas ornamentais como flores e outras, até medicinais. Os participantes receberam uma planilha com a relação das plantas que melhor se adaptam.null 

Segundo Raphaela Cristina, a ideia surgiu do desejo visto em algumas pessoas de consumirem alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, mas não tinham nem tempo nem espaço “ as pessoas que querem consumir esse tipo de alimento, mas não dispõem de tempo, podem cultivar com poucos cuidados uma horta em casa ou num apartamento”diz. Essa também foi uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas “tive que pesquisar quais plantas poderiam servir para esse cultivo, e quais tem raízes pequenas por conta do tamanho da garrafa” conta.