Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

outubro rosa

Alimentação e hábitos saudáveis ajudam a prevenir o câncer de mama

E-book Temperos da Vida traz dicas de alimentação saudável para melhorar a qualidade de vida

Publicada em 23/10/2020 Atualizada há 1 ano

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres brasileiras, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Diversos fatores podem estar associados ao surgimento da doença, como obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica e alimentos ultra processados, casos de câncer de mama e de ovário na família, uso de contraceptivos e idade. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser percebido na fase inicial a partir dos seguintes sintomas: nódulo (caroço) fixo, pele da mama avermelhada ou com aspecto de “casca de laranja”, alterações no mamilo, pequenos caroços nas axilas ou pescoço, saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos. O tratamento irá depender da fase ao qual o câncer se encontra e do tipo de tumor. Mas os casos descobertos logo no início têm uma chance de cura muito elevada. 

Alguns das opções mais eficazes para a detecção precoce de câncer de mama são o exame clínico de mamas (ECM) e a mamografia. Além disso, a mulher deve estar sempre atenta ao exame de toque/auto-exame, processo simples e rápido que pode ser realizado até no próprio banho, mensalmente, entre o sétimo e o décimo dia após a menstruação. 

Um total de 30% dos casos podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como prática de atividade física e a adoção de uma alimentação saudável, mantendo assim o peso corporal adequado. 

Comidas ricas em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultra processados, podem ajudar na prevenção, no retorno da doença e no desenvolvimento de outros tipos de cânceres, fortalecendo a imunidade e ajudando o intestino a funcionar bem. Outros alimentos considerados protetores em relação ao desenvolvimento do câncer de mama são: frutas, vinho tinto, suco de uva, peixes, azeite de oliva, soja e derivados.

Neste #OutubroRosa, o IFRN se junta à Sociedade Brasileira de Mastologia para alertar que quanto antes você ingerir alimentos de boa qualidade você poderá prevenir o câncer de mama e ter uma qualidade melhor de vida.  

Acesse o link e baixe o e-book Temperos da Vida para pegar mais dicas sobre alimentação:

E-book Temperos da Vida