Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

dia do trabalhador(a)

1º de maio: Campus Mossoró parabeniza a todos(as) pelo Dia do(a) Trabalhador(a)

Com dedicação e amor, os(as) trabalhadores(as) se doam para construir uma sociedade melhor

Publicada em 01/05/2020 Atualizada há 1 ano

Nesta sexta-feira, 1º de maio, é comemorado o Dia do(a) Trabalhador(a). A data é celebrada em todo o país para lembrar os direitos e a valorização dos trabalhadores(as). Nessa data tão reverenciada, realçamos a importância do papel do trabalhador(a) como formador(a) e transformador(a) da sociedade, pois é por meio do seu fazer profissional e da sua competência que essa peça fundamental contribui com o bem estar da coletividade.

Mesmo com as atividades administrativas presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, nossos(as) servidores(as) estão atuando de forma remota e atendendo à comunidade. Desse modo, a Direção-Geral do Campus Mossoróreconhece e valoriza toda a dedicação desses profissionais, que diariamente dão vida a esta casa de ensino e tornam-se responsáveis pela construção e pelo desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

É importante também lembrarmos e agradecermos o trabalho dos que não podem parar durante a pandemia do coronavírus, como equipes de limpeza, caminhoneiros, carteiros, entregadores, frentistas, porteiros, responsáveis de segurança, integrantes da linha de frente dos hospitais, trabalhadores de supermercados, farmácias e de limpeza urbana. Admiramos a determinação, a luta, a doação e a coragem de vocês. 

Por transformarem, cooperarem e ajudarem a construir diariamente uma sociedade melhor, o Campus Mossoró do IFRN parabeniza a todos(as) os(as) trabalhadores(as).

Por que dia 1º de maio é considerado o dia do(a) trabalhador(a)?

O surgimento da data se deu em 1886. Em 1º de maio daquele ano, trabalhadores americanos fizeram uma paralisação para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

As manifestações tomaram a cidade e causaram a fúria das autoridades da época. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires daquele protesto e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador.