Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PALESTRA

Setor de Serviços Gerais e Manutenção realiza palestra sobre depressão e transtornos de ansiedade

A palestra ocorreu na última quarta-feira (10/04) e for ministrada pelo médico Frankswell M. S. de Moura

Publicada em 11/04/2019 Atualizada há 12 meses

A depressão e os transtornos de ansiedade estão entre os problemas de saúde mental mais comuns no mundo e acompanham a humanidade por toda a sua história. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século", a depressão é um transtorno mental que atinge as emoções do indivíduo, o qual passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo e perda de interesse generalizado. Além disso, pode causar alterações do sono e na concentração, além de pessimismo, sentimento de culpa e baixa autoestima. Tais sintomas podem fazer parte de uma depressão quando aparecem com frequência e trazem muito prejuízo para a pessoa.

Os transtornos ansiosos, por sua vez, são transtornos mentais caracterizados por sentimentos de preocupação excessiva, ansiedade de antecipação ou medo exagerado, bem como de sintomas físicos associados (falta de ar, taquicardia, tremores, sudorese intensa, sensação de desmaio), os quais são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias, perduram por tempo prolongado e causam sofrimento intenso.

É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Esses transtornos mentais, em especial a depressão, podem provocar ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes também no mundo do trabalho e podem ser provocados pelo assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, metas abusivas, eventos traumáticos, perseguição, isolamento, entre outros.

O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico multidisciplinar, conforme cada caso, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).O apoio da família e dos amigos é fundamental.

Praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade, ajudam a manter a saúde mental em dia:

·         Não se isole das pessoas;

·         Consulte o médico regularmente;

·         Faça o tratamento terapêutico adequado;

·         Mantenha o corpo e a mente ativos;

·         Pratique atividades físicas regularmente;

·         Tenha uma alimentação saudável;

·         Reforce os laços familiares e de amizades;

·         Invista na sua espiritualidade;

·         Não negligencie o seu sono;

·         Evite bebidas alcoólicas e drogas ilícitas.

Ainda hoje, há muito preconceito e desconhecimento no que se refere a saúde mental. É necessário, portanto, iniciativas educativas como essa que possam esclarecer o tema, permitindo maior compreensão de como prevenir e tratar o adoecimento psíquico.

Caso você perceba que tem estado exageradamente preocupado há muito tempo, ou frequentemente triste e sem prazer de fazer coisas que antes lhe faziam bem, percebendo que esses sintomas lhe trazem prejuízo significativo, não hesite em procurar ajuda adequada.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas