Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIGUIE

Servidores do campus se reúnem com Senadora Zenaide Maia em busca da reestruturação da Unidade Industrial Escola do campus Macau

Campus Macau busca apoio parlamentar para fortalecer cadeias produtivas aquiculturais

Publicada por Weynne Barbosa em 22/02/2024 Atualizada há 2 meses

Os servidores Pablo Gurgel e Denilson Nascimento, do campus Macau, reuniram-se com a Senadora Zenaide Maia (PSD) em seu escritório em Natal para apresentar o Plano de Trabalho visando a estruturação da Unidade Industrial Escola do campus. O objetivo é buscar, através de emenda parlamentar, recursos para a ampliação e melhoria da estrutura, possibilitando assim o aumento da capacidade de trabalho e aprimoramento dos projetos desenvolvidos na unidade produtiva.

Professores campus Macau

O Plano de Trabalho visa desenvolver cadeias produtivas de insumos aquiculturais, com metas de ação para viabilizar o acesso a um maior volume de água, ampliar unidades de cultivo e instalar uma unidade de beneficiamento de pescado. Isso inclui ações de captação e armazenamento de água da chuva, melhoria nos sistemas de recirculação de água, aquisição de novas unidades de cultivo, restauração de unidades existentes e construção de uma unidade de beneficiamento de pescado, além da aquisição de equipamentos necessários.

Segundo Denilson, Técnico de Laboratório da área de Aquicultura, “Para aumentar a produção de organismos aquáticos cultivados, é crucial investir em tecnologia, garantir a qualidade e quantidade de água disponível, adquirir insumos necessários e contratar mão de obra qualificada para o manejo adequado das estruturas de produção aquícola”.

Pablo, Professor de Biologia, pontua que “a região onde o campus está situado é conhecida por sua produção de pescados, porém carece de suporte para fortalecer suas cadeias produtivas, especialmente nos aspectos de conservação, armazenamento e beneficiamento dos produtos. As ações propostas no projeto têm como objetivo atender às demandas locais, visando promover o desenvolvimento econômico da região”.

Após a reunião, a Senadora Zenaide Maia mostrou-se entusiasta com o projeto apresentado e relembrou que já atuou em parceria com o IFRN garantindo a construção e manutenção das estruturas dos Campi do IFRN. “É muito salutar essa iniciativa. Os IFs são a prova viva de que podemos oferecer uma educação pública de qualidade, técnica e profissionalizante; o que precisamos é de recurso!” destacou a Senadora Zenaide, comprometendo-se a apoiar e buscar recursos para a implementação do Plano de Trabalho apresentado pelos servidores do campus Macau.

Essa parceria promete trazer benefícios não apenas para a Unidade Industrial Escola, mas também para toda a comunidade acadêmica e para a região de Macau. A melhoria na estrutura e capacidade de trabalho da unidade é essencial para o desenvolvimento de projetos inovadores e de qualidade, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor industrial local. A colaboração entre a instituição e a senadora demonstra o compromisso com o desenvolvimento da educação e da economia da região, mostrando que juntos podem alcançar resultados significativos e promover o progresso sustentável.

*Unidades Agrícolas/Industriais-Escola

As Unidades Agrícolas/Industriais-Escola do IFRN foram criadas com o objetivo de fortalecer o ensino, pesquisa e extensão nos campi que as possuem, oferecendo suporte para o aprendizado dos alunos. Nessas unidades, os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula podem ser colocados em prática diariamente nas atividades práticas de manejo realizadas no local. Cada campus possui uma diretoria dedicada à gestão das atividades das unidades, possibilitando o desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para a formação dos estudantes. Além disso, são realizadas atividades de projetos de pesquisa e extensão.

*Emendas Parlamentares

Emendas parlamentares são recursos do orçamento público, com direcionamento apontado por deputados estaduais, deputados federais e senadores. Recebem esse nome por serem emendas ao projeto de Orçamento estadual ou federal, que é votado anualmente pelos parlamentares para o ano seguinte. Através da aprovação de emendas, senadores, por exemplo, realizam a destinação de verbas públicas, assumindo o compromisso de colaborar com iniciativas de entidades públicas e particulares que possam trazer retorno significativo para a sociedade. No âmbito federal, são os deputados e senadores que devem indicar, analisando a proposta do poder Executivo, como a União deverá gastar os recursos públicos.