Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Covid-19

Servidores do Campus Macau recebem vacina contra COVID-19

Vacinação ocorre nesta quinta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) da COHAB

Publicada em 08/06/2021 Atualizada há 1 ano

Direção-Geral do Campus Macau do IFRN em contato com a secretaria de educação e de saúde do município firmam parceria para realização de vacinação contra COVDI-19 de todos os servidores, efetivos e terceirizados, nesta quinta-feira, dia 10 de junho de 2021, das 9h30 às 12h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da COHAB.

Sobre a vacinação

Para se vacinar é necessário que os servidores atualizem seu cadastro no site do RN+VACINA onde se aconselha anexar a comprovação do seu vínculo de trabalho na educação, como: contracheque, ficha funcional, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração de vínculo (com papel timbrado).

Recomenda-se levar a seguinte documentação:

•          Documento com foto (RG);

•          Número do CPF ou Cartão do SUS;

•          Comprovante de residência;

•          Comprovante de que você que pertence ao grupo de trabalhadores da educação (caso não tenha anexado ao RN+VACINA);

•          Cartão de vacinação.

Recomendações do Setor Saúde

As medidas de prevenção contra COVID-19 devem ser realizadas tanto no local da imunização quanto após a vacina, sendo elas:

•          Manter o distanciamento social de dois metros entre as pessoas;

•          Utilizar máscara, preferencialmente N95/PFF2;

•          Higienizar as mãos com agua e sabão ou álcool em gel;

•          E evitar salas fechadas ou mal ventiladas.

É importante lembrar que: se o servidor estiver com a COVID-19 deve enviar um e-mail para setorsaude.mc@ifrn.edu.br, para que seja realizada a devida notificação, e aguardar 4 semanas após o início dos sintomas, no caso de assintomático, deve esperar 4 semanas após teste positivo. Esse tempo é uma medida de precaução, não uma contraindicação, para que os sinais da doença não sejam confundidos com reações da vacina.

Além disso, alguns efeitos adversos leves podem ocorrer, como: dor, vermelhidão e/ou inchaço local, febre baixa, dor de cabeça, fraqueza, dor no corpo, enjoo e/ou diarreia. Geralmente não duram mais que 3 dias.

Para aliviar as reações da vacina: deve-se realizar aplicação de compressa de gelo durante 15 minutos, 3 vezes ao dia até que os sintomas locais desapareçam; podem ser tomados remédios antitérmicos e analgésicos prescritos pelo médico; para que o sistema imunológico trabalhe bem é necessário uma alimentação saudável, boa hidratação e bastante repouso durante os 3 dias depois de tomar a vacina. Outros sintomas são muito raros, mas se houver, inchaço do rosto, coceira intensa ou dificuldade para respirar deve-se procurar assistência médica imediata.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas