Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Artigo científico

Servidor do IFRN tem artigo publicado em periódico internacional

O trabalho é fruto do doutorado do Prof. Paulo Victor do Nascimento Araújo

Publicada em 30/11/2021 Atualizada há 12 meses

A pesquisa mapeia riscos de inundação por maré em toda região de influência do Estuário Piranhas-Açu, localizado no litoral norte do RN.

O estudo é fruto de uma tese desenvolvida pelo Professor Paulo Victor do Nascimento Araújo para o Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG/UFRN), sob orientação do professor Venerando Eustáquio Amaro e com a participação dos pesquisadores: Leonlene S. Aguiar (IDEMA), Caio C. Lim (IFRN) e Alexandre B. Lopes (UFPR).

Para analisar a região de Piranhas-Açu – recorte costeiro entre a comunidade de Ponta do Mel, em Areia Branca, até o município de Guamaré – e mapear riscos de inundação local, o estudo desenvolveu uma complexa análise estatística, tendo como matéria-prima dados de alta precisão geodésica, informações dos cenários de aumento do nível do mar e cotas maregráficas locais. 

O estudo mostra que aproximadamente 327 quilômetros quadrados do estuário Piranhas-Açu estão sob risco de inundação, o que exige medidas imediatas para reduzir os impactos socioambientais no local. Neste contexto, o presente estudo pode servir de base para futuras ações de gestão, bem como modelo de aplicação de mapeamento de risco em outras áreas costeiras.

O artigo foi publicado no periódico internacional Natural Hazards and Earth System Sciences (NHESS) e está disponível no link abaixo.

Mapeamento da área de inundação das marés em face de cenários de mudanças climáticas

Notícias relacionadas:

Risco de maré - Kayllani Lima Silva – Agecom/UFRN 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas