PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Os super-heróis e a Física: professores do Campus colaboram com a produção de livro

Livro é fruto do trabalho de um grupo de professores de várias partes do Brasil

Publicada em 29/10/2021 Atualizada há 1 ano

“No início da pandemia eu estava pesquisando sobre a Física dos super-heróis, para gravar vídeos para meus alunos, que estavam até o momento sem aula. Nas minhas pesquisas encontrei um TCC sobre o tema. Achei tão interessante que entrei em contato com os autores, para parabenizá-los pelo trabalho. Durante minha conversa com o orientador do projeto, professor Huemerson Maceti, contei sobre meu material da Física com os cavaleiros do Zodíaco e o apresentei. Ele ficou interessado e me chamou para escrevermos um livro sobre o tema”. Esse é o relato de Raoni Thales, professor de Física do Campus Macau do IFRN, sobre a iniciativa que gerou o livro 'Física com Super-Heróis'

Como tudo começou?

O projeto nasceu da ideia de produzir material com questão envolvendo os super-heróis, para ajudar principalmente estudantes de escolas públicas que estavam sem aula, devido a pandemia do novo coronavírus, e iam prestar o ENEM em 2020. A intenção era chamar a atenção com um universo que atrai a maioria desse público, e, com isso, trabalhar a Física de uma forma prazerosa. No livro foram inseridas e explicadas algumas curiosidades sobre os heróis, quadrinhos e desenhos que marcaram infâncias.

Um grupo de amigos e ex-alunos que já haviam trabalhado com o professor Huemerson foi reunido para dar início ao projeto, que, inicialmente, seria apenas um e-book. Contudo, a Fundação Hermínio Ometto (FHO), onde o professor Huemerson trabalha, se disponibilizou para editar e publicar o e-book, que em sua versão final conta com mais de 160 questões com respostas. A fundação também realizou a impressão de alguns exemplares para serem distribuídos nas escolas da região de Araras/SP e para os professores participantes distribuírem em suas escolas, tudo isso de forma gratuita. Hoje já são quase sete mil downloads do e-book.

Como o livro apresenta o estudo da física através dos super-heróis, o professor Moabe Pina, docente de Biologia do Campus Macau do IFRN, foi convidado para fazer parte do projeto, sendo o responsável por criar e dar vida ao super-herói Mega Pi que ilustra a capa e alguns exercícios da obra. O trabalho foi apresentado ao físico Marcelo Gleiser, o qual foi responsável pelo prefácio da obra.

Prêmio destaque educação

O livro foi inscrito na categoria Ensino médio - Escola privada, do Prêmio Destaque Educação, na Educa Week, onde obteve o 1º lugar. A Educa Week é um evento criado para discutir, prioritariamente, os desafios da educação básica, sempre orientado para a promoção da educação que prioriza o desenvolvimento das competências da formação cidadã e profissional.

Física com Super-Heróis

extensao