recursos pesqueiros

Primeira despesca de camarões marinhos nos viveiros do IFRN/Macau

Ação ocorreu dia 26 de maio de 2013 e mobilizou comunidade acadêmica do Câmpus Macau

Publicada em 14/06/2013 Atualizada há 1 ano

Alanna Renata Araújo (Diretora da Unidade Industrial) e Júlio Cacho (Professor/Engenheiro de Pesca)

No dia 26 de maio de 2013, aconteceu a primeira despesca de camarões marinhos produzidos nos viveiros do IFRN/Macau.

A produção de organismos aquáticos no Instituto tem por objetivo fornecer aos alunos de Recursos Pesqueiros a consolidação da malha teórica que envolve a produção aquícola e, neste caso, principalmente o que é inerente à carcinicultura.

A atividade de produção racional de camarões em cativeiro tornou-se economicamente importante no estado do Rio Grande do Norte desde a década de 1970, quando foi criado o "Projeto Camarão" como alternativa para substituir a extração do sal, que havia promovido altas taxas de desemprego por ocasião da modernização das salinas. Desde então vem protagonizando entre os mais importantes dados econômicos do estado.

"Este evento marcou a primeira das muitas ações a serem desenvolvidas pela Unidade Industrial deste Câmpus.", comentou a Diretora da Unidade Industrial, Alanna Renata Araújo.

O Câmpus Macau do IFRN conta com três viveiros didáticos de produção aquícola. O cultivo teve início no dia 13 de março de 2013 e a ação de povoamento dos viveiros contou com a presença do Magnífico Reitor do IFRN, o Sr. Belchior de Oliveira Rocha, e a participação de alunos, servidores e funcionários terceirizados.

"Foi uma experiência maravilhosa fazer esse estágio e estou feliz por todo o aprendizado que adquiri nesses dois meses . Hoje posso dizer que realizei um dos meus sonhos, o de ter uma prática com carcinicultura. Agradeço a todos que me ajudaram a realizar esse sonho." (Rosemeire Benigna - aluna do curso de Recurso Pesqueiros).

A Unidade Industrial contou com o apoio da Larvi-Aquicultura, que promoveu a doação as pós-larvas de camarão, e da Fazenda de Camarão HL, do produtor Helder Lincoln, que doou a ração para alimentação dos camarões.

Confira: Viveiros de Produção Aquícola do IFRN - Câmpus Macau.