Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ESPECIALIZAÇÃO

Curso de especialização

O curso fomentará a valorização, na dimensão da formação continua de professores da área de Ciências Naturais e Matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente

Publicada em 28/05/2018 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:29

O curso de especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática têm como objetivo capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, com base em saberes específicos, curriculares e experiências, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado da educação básica do estado do Rio Grande do Norte e do país. Dentre os objetivos específicos do curso podemos citar: possibilitar aos profissionais de docência um aperfeiçoamento voltado ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática; aprofundar conhecimentos específicos no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática; desenvolver as habilidade comunicativas e da capacidade de expressão, oral e escrita, nos diferentes sistemas simbólicos de representação científica; promover a valorização, na dimensão da formação continua de professores da área de Ciências Naturais e Matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente.

Carga Horária do curso: 

400 horas

Duração do curso:

18 meses

Coordenador do curso:

Paula Ivani Medeiros dos Santos. 

Telefone: 4005-4106 (Ramal:6224)

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO 

Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Ciências Naturais e Matemática e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática sob uma perspectiva interdisciplinar:

• utilizar conhecimentos desenvolvidos e obtidos no curso em favor de uma prática docente na perspectiva da interligação de saberes;

• usar as novas tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da prática docente cotidiana;

• atuar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar em práticas que provoquem a transversalidade da ética e da cidadania no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática;

• engajar-se na construção da cidadania, desenvolvendo pesquisas na área com objetivo de difundir o conhecimento no campo das ciências naturais e Matemática, no âmbito regional e local;

• ser atuante em projetos e ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na educação básica e superior;

• apresentar autonomia e competência para a inovação e ser capaz de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa e novas metodologias para o ensino em Matemática e ciências da natureza;

• possibilitar a capacidade de reflexão no sentido da se rever pressupostos teóricos e metodológicos das disciplinas que leciona, inter-relacionando-as com as demais;

• perceber a educação como potencializadora de uma sociedade mais justa e sustentável; e 

• estabelecer relações entre as disciplinas de modo a possibilitar a construção de saberes e práticas inter e transdisciplinares no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática.

COMPONENTE CURRICULAR 

Módulo I

Seminário de Integração**

Fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos das ciências*

Educação e Meio Ambiente

Tópicos especiais para o ensino de Biologia

Tópicos especiais para o ensino de Matemática

Formação docente em Ciências Naturais e Matemática * 

Módulo II

Metodologia da pesquisa*

Tópicos especiais para o ensino de Física

Tópicos especiais para o ensino de Química

Teorias da Aprendizagem e o Ensino em Ciências Naturais e Matemática*

Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais 

Módulo III

Novas tecnologias no ensino de Ciências Naturais e Matemática

Práticas laboratoriais no ensino de Ciências Naturais e Matemática

Ensino de Ciências Naturais e Matemática através da resolução de situações–problemas

Seminários de Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso*** 

*: Disciplina totalmente à distância (Plataforma Moodle)

**: Disciplina com carga horária mista (presencial – 6h e EAD (Plataforma Moodle) – 6 h) 

***: Disciplina com carga horária mista (presencial – 18h e EAD (Plataforma Moodle) – 6 h)

Palavras-chave:
ensino extensao pesquisa

Notícias relacionadas