ESPECIALIZAÇÃO
Curso de especialização
O curso fomentará a valorização, na dimensão da formação continua de professores da área de Ciências Naturais e Matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente
Publicada em 28/05/2018 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:29

O curso de especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática têm como objetivo capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, com base em saberes específicos, curriculares e experiências, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado da educação básica do estado do Rio Grande do Norte e do país. Dentre os objetivos específicos do curso podemos citar: possibilitar aos profissionais de docência um aperfeiçoamento voltado ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática; aprofundar conhecimentos específicos no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática; desenvolver as habilidade comunicativas e da capacidade de expressão, oral e escrita, nos diferentes sistemas simbólicos de representação científica; promover a valorização, na dimensão da formação continua de professores da área de Ciências Naturais e Matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente.
Carga Horária do curso:
400 horas
Duração do curso:
18 meses
Coordenador do curso:
Paula Ivani Medeiros dos Santos.
Telefone: 4005-4106 (Ramal:6224)
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO
Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de Ciências Naturais e Matemática e que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática sob uma perspectiva interdisciplinar:
• utilizar conhecimentos desenvolvidos e obtidos no curso em favor de uma prática docente na perspectiva da interligação de saberes;
• usar as novas tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da prática docente cotidiana;
• atuar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar em práticas que provoquem a transversalidade da ética e da cidadania no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática;
• engajar-se na construção da cidadania, desenvolvendo pesquisas na área com objetivo de difundir o conhecimento no campo das ciências naturais e Matemática, no âmbito regional e local;
• ser atuante em projetos e ações que promovam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na educação básica e superior;
• apresentar autonomia e competência para a inovação e ser capaz de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa e novas metodologias para o ensino em Matemática e ciências da natureza;
• possibilitar a capacidade de reflexão no sentido da se rever pressupostos teóricos e metodológicos das disciplinas que leciona, inter-relacionando-as com as demais;
• perceber a educação como potencializadora de uma sociedade mais justa e sustentável; e
• estabelecer relações entre as disciplinas de modo a possibilitar a construção de saberes e práticas inter e transdisciplinares no ensino de Física, Química, Biologia e Matemática.
COMPONENTE CURRICULAR
Módulo I
Seminário de Integração**
Fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos das ciências*
Educação e Meio Ambiente
Tópicos especiais para o ensino de Biologia
Tópicos especiais para o ensino de Matemática
Formação docente em Ciências Naturais e Matemática *
Módulo II
Metodologia da pesquisa*
Tópicos especiais para o ensino de Física
Tópicos especiais para o ensino de Química
Teorias da Aprendizagem e o Ensino em Ciências Naturais e Matemática*
Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
Módulo III
Novas tecnologias no ensino de Ciências Naturais e Matemática
Práticas laboratoriais no ensino de Ciências Naturais e Matemática
Ensino de Ciências Naturais e Matemática através da resolução de situações–problemas
Seminários de Orientação para Trabalho de Conclusão de Curso***
*: Disciplina totalmente à distância (Plataforma Moodle)
**: Disciplina com carga horária mista (presencial – 6h e EAD (Plataforma Moodle) – 6 h)
***: Disciplina com carga horária mista (presencial – 18h e EAD (Plataforma Moodle) – 6 h)