Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

X SEMADEC

Nota à comunidade interna e externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau pela Comissão Organizadora da X SEMADEC

SUSPENSÃO DA X SEMADEC

Publicada em 23/05/2019 Atualizada há 1 ano

Em função da situação orçamentária da Instituição, ocasionada pelos bloqueios e cortes promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) em 39% no orçamento de custeio do IFRN, representando um valor de 27 milhões de reais, diversas medidas estão sendo tomadas pela reitoria e pela gestão dos Campi para garantir o funcionamento das atividades educativas até o final do ano letivo de 2019.

O orçamento geral foi discutido pelos integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) e as medidas propostas para racionamento de recursos incluem reduções ou suspensões que impactam, entre outras áreas, visitas técnicas, aulas de campo, uso de laboratórios, eventos, jogos, emissão de diárias e passagens, energia elétrica e água.

O Campus Macau, em consonância com tais encaminhamentos, suspendeu SEMADEC, EXPOTEC e recursos de capacitação e, em reuniões de Colégio Gestor e Comissão Orçamentária, adotou medidas de contenção de gastos com energia elétrica, aulas de campo, diárias, combustível, material de expediente e limpeza, entre outros.

A situação orçamentária local foi exposta para os servidores na data de hoje, 23 de maio de 2019, em reunião extraordinária convocada pelo Gabinete da Direção Geral do Campus Macau e demonstra uma escassez grave de recursos para a básica manutenção de atividades de ensino da nossa instituição durante o restante do ano de 2019.

Em relação aos investimentos necessários para a plena execução do evento, seria necessária, para a parte esportiva, a contratação de árbitros, a compra de premiações e o uso do ginásio em período noturno, o que requer gastos financeiros na ordem de mais de R$ 5.000,00 e de energia elétrica não previstos entre as medidas de contenção de gastos. Além disso, como o evento propicia a visitação da comunidade externa, gera-se uma ampliação de gastos de energia do campus pela quantidade de pessoas circulando pelas salas.

Em relação ao ginásio, temos ainda a questão da reforma de pintura, piso e alambrado do mesmo, que se encontra em execução, a qual poderia não estar finalizada até a data prevista para a ocorrência do evento. Ademais, o espaço necessita de manutenção de sua cobertura e não há perspectiva de liberação de verba prevista para obras de qualquer natureza.

Para a parte artística e de ensino, não há disponibilidade financeira para diárias para prestadores de serviço e professores nem a compra de materiais para as salas temáticas e/ou salas de jogos. Não há perspectiva de compra e abastecimento do campus no que concerne a materiais de almoxarifado e, portanto, os materiais já existentes serão utilizados apenas para a manutenção de atividades essenciais de sala de aula.

Acompanhando os movimentos da reitoria e da gestão dos Campi e considerando o cenário geral, a Comissão Organizadora da X SEMADEC se reuniu e deliberou a SUSPENSÃO da realização da X SEMADEC, prevista para ocorrer no período de 24 a 28 de junho de 2019, a ser avaliada sua ocorrência no segundo semestre de 2019.

Acrescentamos que, durante os últimos meses, a Comissão tentou reunir recursos e medidas paliativas para a manutenção e realização do evento, entendendo seu significado para a comunidade do Campus Macau. Porém, a sequência de cortes promovida pelo MEC inviabilizou toda e qualquer ação neste sentido na situação atual.

Convocamos reunião presencial com a representação estudantil do campus a fim de darmos esclarecimentos e apresentarmos encaminhamentos à comunidade alunar, com data a ser definida em comum acordo com o Grêmio Estudantil.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora da X SEMADEC.

 

Documentos Relacionados

Nota informativa

Memo. Circular Nº. 06/2019 - DG/MC/RE/IFRN - Racionalização do uso dos ar-condicionados do Campus Macau.

Notícias Relacionadas

IFRN realiza audiência pública sobre bloqueio orçamentário

Gestores definem ações de racionamento diante de bloqueio orçamentário

 
Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas