Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NOVEMBRO NEGRO

NEABI Campus Macau apresenta programação no II Novembro Negro Sistêmico

Evento online ocorrerá 25 de novembro através do Canal do Youtube do IFRN Campus Macau

Publicada em 23/11/2021 Atualizada há 1 ano

Na próxima quinta-feira, 25 de novembro de 2021, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRN Campus Macau realizará evento alusivo ao dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695. 

A programação integra o II Novembro Negro Sistêmico do IFRN, que neste ano possui o tema “Giras e encruzilhadas epistemológicas: descarrego dos olhares coloniais e fortalecimento das negritudes”.

A ação tem o objetivo de dar visibilidade às pautas das populações negras e promover discussões e apresentações culturais que tratem sobre identidade, racismo e desigualdade, a fim de promover reflexões sobre seus papéis desempenhados na sociedade. O evento visa fomentar tais discussões no campus com o intuito de reforçar o compromisso da instituição com uma educação antirracista, presando pela inclusão da população negra e pelo respeito à diversidade. 

 

Programação


A programação está inserida no contexto das ações sistêmicas do NEABI, que conta com atividades em todos os Campi do IFRN, inclusive o nosso. Serão realizadas palestras e apresentações culturais transmitidas através do nosso Canal no YouTube a partir das 19:00 h.

O evento é destinado a servidores (as), estudantes e comunidade externa. A participação será certificada e as inscrições podem ser realizadas por meio do link abaixo:

INSCRIÇÕES - NOVEMBRO NEGRO IFRN CAMPUS MACAU

 

Confira a programação abaixo e participe!!

 

19 h - Aberturado Evento da Consciêncianegra e atração cultural  (Luiz Otávio - Coord. do NEABI e Hércules - mediador)

19:20 h - Palestra - Racismo religioso:Um Desafio para as escolas (Edilson Varela - Educador e Larissa Albertti - Membra NEABI/mediadora)

20 h - Apresentação cultural

20:10 h - Palestra - Como ser negro(a) no Brasil (Grêmio do IFRN Campus Macau)