MOSTRA DE MUSICAIS 2019.1 - ARTE E LITERATUR

Alunos das turmas de segundo ano desenvolvem trabalho interdisciplinar para elaboração de musicais

Publicada em 08/07/2019 Atualizada há 1 ano

Durante o semestre letivo de 2019.1, os alunos das turmas de segundo ano dos cursos técnico integrados de Química e Informática desenvolveram, nas disciplinas de Artes II e Língua Portuguesa e Literatura II, com apoio do Núcleo de Artes do Campus Macau, um trabalho interdisciplinar com múltiplas funções para elaboração de um Musical, cujo processo demonstrou a capacidade de articular saberes envolvendo cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, edição de áudio e vídeo, direção e construção dramatúrgica. Além desses saberes específicos, o trabalhou propiciou a construção de uma coletividade e interpessoalidade, a partir da resolução de problemas mediada pelas intervenções dos professores responsáveis pela atividade, Alana Driziê e Leandro Miranda.

Para atingir o resultado final, foram necessárias ações voltadas para ensaios, jogos musicais, jogos teatrais, aulas técnicas de iluminação e sonoplastia, elaboração autoral de músicas, prática de escrita e reescrita dramatúrgica, construção de sites e materiais de identidade visual dos projetos etc. Tudo isso resultou nos Musicais “Pétalas de gelo: o amor entre estações” e “Réquiem do infinito”, apresentadas na Mostra de Musicais realizada no período de 2 a 4 de julho de 2019 no Auditório do IFRN – Campus Macau.

O Musical “Pétalas de gelo” foi produzido pela turma 2QM1M e conta a história de Jack, um rapaz que nasce sem um braço e se apaixona por uma travesti. Transita pelos Freak Show de um circo que manifesta as mais cruéis formas de o ser humano tratar o próximo. A principal temática abordada durante os 51 minutos de espetáculo é o preconceito, representado em suas mais diversas formas. A apresentação está disponível no seguinte link:

Pétalas de gelo: o amor entre estações

Já o Musical “Réquiem do infinito”, produzido pela turma 2INF1V, se inspira nos quadrinhos de Sandman e descreve a história de Henrique, um garoto que quer cursar Artes na faculdade e enfrenta a resistência de um pai rígido e inflexível que está disposto a coloca-lo no exército. Para isso, a turma conta essa história a partir da intervenção de sete perpétuos: Destino (Destiny), Desespero (Despair), Morte (Death), Delírio (Delirium), Destruição (Destruction), Desejo (Desire) e Sonho (Dream).  A apresentação está disponível no seguinte link:

Réquiem do infinito

Este projeto prova que trabalhos interdisciplinares são possíveis e que alunos do Ensino Médio conseguem construir arte, música e literatura de maneira profissional e inspiradora.