COPEIN

Licenciados em Biologia do Campus Macau Publicam Artigo Científico

O artigo científico foi publicado em Periódico Internacional.

Publicada em 16/11/2020 Atualizada há 1 ano

O trabalho intitulado When alien fauna overtakes the native one: the molluscs of Piranhas Açu River (Tradução: Quando a fauna exótica supera a nativa: os moluscos do Rio Piranhas-Açu) foi desenvolvido pelos estudantes licenciados em Biologia Nathália Cristina Lopes de Jorge e Arian Júnior dos Santos Lopes sob a orientação do professor Ellano José da Silva, no ano 2018, porém só foi publicado recentemente no Periódico Internacional Pan-American Journal of Aquatic Sciences.

No estudo, os pesquisadores documentam a malacofauna (moluscos, animais de corpo mole) do Rio Piranhas-Açu, localizado no nordeste brasileiro e que em breve receberá as águas transpostas do Rio São Francisco. Os resultados do estudo mostraram uma situação alarmante quanto a composição de espécies daquela comunidade: das 1.535 espécimes coletadas 82,1% eram de organismos invasores, os quais competem pelos recursos e aumentam os riscos de desaparecimento das espécies nativas. Segundo os pesquisadores, este foi o primeiro estudo a enfatizar a malacofauna deste rio, constituindo um passo importante para os esforços de preservação desse ambiente que vem sendo constantemente transformado pela ação humana.

Se você se interessou por essa temática de grande relevância pode acessá-lo na íntegra neste LINK.